segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prorrogado o prazo para Adesão a 5ª Etapa do Programa TOPA.

As inscrições da Quinta Etapa do Programa TOPA foram prorrogadas para o dia 13/01/2012 para as Entidades, Movimento Sociais e Prefeituras.


O prazo final para envio dos documentos da SELEÇÃO DE COORDENADORES PARA A QUINTA ETAPA DO PROGRAMA TOPA fica prorrogado para 20/01/2012.


Não Fique de Fora!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Despedida da Supervisão Regional do TOPA - DIREC 21.

 Claudiceia Souza Maciel
“É preciso, na verdade, que a alfabetização de adultos e a pós-alfabetização, a serviço da reconstrução nacional contribuam para que o povo, tomando mais e mais a sua História nas mãos, se refaça na feitura da História. Fazer a História é estar presente nela e não simplesmente estar representando. [...] Quanto mais consciente faça a sua História, tanto mais o povo perceberá, com lucidez, as dificuldades que tem a enfrentar, no domínio econômico, social e cultural, no processo permanente da sua libertação.” (FREIRE). 

É com este pensamento de Paulo Freire que me despeço da Supervisão Regional do TOPA – DIREC 21 e aproveito para agradecer a todos aqueles que estiveram de forma especial presentes nesta história...

Agradeço em primeiro lugar, ao meu bom e maravilhoso Deus, que me deu força, sabedoria, coragem e saúde para enfrentar firmemente todos os obstáculos que me foram propostos durante esta caminhada (2009 a 2011). 

Não poderia esquecer-me da minha grande e estimada amiga, Sheila Briano de Oliveira (ex-supervisora), com quem eu tanto aprendi através de seu exemplo de bondade, humildade, profissionalismo, caráter, competência, compromisso social, ética e respeito ao próximo. 

Também a Marizete Pereira de Oliveira, admirável profissional, incomparável, “a melhor que já conheci”, grande amiga e ex-colega de trabalho (CODEB) e que apesar das inúmeras atribuições no tempo em que esteve na DIREC 21, sempre esteve presente, compartilhando seus conhecimentos e dando apoio ao programa quando solicitada.

À Maria da Conceição Araújo Correia, Diretora da DIREC 21, pela autonomia depositada, credibilidade e confiança no meu trabalho.

Ao Prefeito Municipal de Central, Leonandes Santana, que através do Convênio de Cooperação Técnica com a DIREC 21, oportunizou-me esta experiência que foi tão grandiosa e gratificante.

À Mônica Maria de Castro e Silva Dourado, responsável pelo financeiro da DIREC 21, pela disponibilidade e profissionalismo em executar todas as nossas ações referentes ao financeiro do TOPA-DIREC 21.

À Equipe de Digitadores pela importante contribuição e principalmente por ter feito do nosso espaço de trabalho um lugar alegre, agradável e sereno.

A todos os amigos da DIREC 21 pelo caloroso acolhimento com todos nós da equipe do TOPA, em especial, Alexsandro Matos, por nos acolher pacientemente em seu espaço (CPD) e também o motorista,  Raul das Virgens, pelo envolvimento e carinho pelo programa, demonstrado ao me acompanhar nas difíceis visitas noturnas às turmas do TOPA.

Ao Sindicato dos Bancários de Irecê, ao Presidente Carlos Alberto e demais componentes desta entidade, pela parceria em disponibilizar espaço para realizarmos as nossas reuniões.

A Edgar Martins de Souza, destacado empresário de Irecê, o qual disponibilizou  espaço para guardarmos material didático e pedagógico do TOPA, sendo, desta forma um grande parceiro do programa, proporcionando a nós tranqüilidade para que pudéssemos suprir  de forma gestora as turmas do TOPA de livros e material didático, amenizando assim os problemas da  IV etapa do TOPA – ciclo 2010/2011.

À Secretaria Municipal de Educação do município de Central (Adalberto Martins e Nercina Miranda) pela excelente parceria e também por disponibilizar espaço para armazenarmos os livros didáticos da IV Etapa do TOPA, o meu muitíssimo obrigado!

À Equipe gestora do Colégio Polivalente, pela parceria, apoio e disponibilidade em  ceder espaço para reuniões e também emprestar  equipamentos eletrônicos quando solicitados.

Aos representantes dos Movimentos Sociais (Sindicatos e Entidades) grandes parceiros, defensores das causas sociais, os principais responsáveis por fazerem este programa acontecer na ponta.

Às nossas prefeituras parceiras por acreditarem no programa e pela presteza em nos passar todas as informações, as quais éramos cobrados pela SEC/TOPA.

Ao Coordenador do Território de Identidade de Irecê e do CAA, Mário Augusto (Jacó) pelo enorme envolvimento com a Estratégia Saúde em Movimento, apoiando-nos no trabalho de divulgação e mobilização.

Ao Pólo Sindical de Irecê, através de um dos seus representantes, Leandro Martins, pela postura em não permitir à desaprovação na SEC/TOPA de 08 (oito) sindicatos da região, garantindo desta forma a participação de boa parte da região nesta IV etapa.

A todos os Alfabetizadores e Coordenadores por se doarem e terem TOPADO fazer este trabalho que vai muito mais além do que ensinar as pessoas a lerem e a escrever, sendo acima de tudo um trabalho social.

Aos nossos queridos alfabetizandos e alfabetizados, razão de ser deste Programa, pela disposição de se fazerem presentes nesta história, contribuindo para mudar os  rumos da história de analfabetismo no nosso estado.   

Ao NEJA/UNEB pela grande parceria firmada com a nossa DIREC 21, através de Geórgia Clark e de suas responsáveis e compromissadas Supervisoras de Área, Milene Sena e Adylane Santos.

Também aos formadores da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Irecê e Xique-Xique) em especial, Cinara Barbosa de Oliveira Moraes, pelo enorme apreço e compromisso social que demonstrou pelo programa em suas formações.

Aos meus nobres e guerreiros colegas supervisores/as pelos inesquecíveis momentos de companheirismo e aprendizado compartilhados.

E por fim, à Coordenação Geral do TOPA e toda a sua equipe pela coragem de TOPAREM este enorme desafio no Estado da Bahia, em especial à equipe da SEC que nos acompanhou nesta etapa, (Maria Célia Coelho, Márcio Argolo, Adelaide Guimarães) pelo empenho, responsabilidade e compromisso social com o  programa TOPA na nossa região.

Mesmo saindo da Supervisão do Programa TOPA vou continuar me sentindo presente na construção desta grande história, pois acredito que o TOPA é um excelente caminho para a construção de uma nova história no Estado da Bahia, uma história com menos analfabetismo e onde não mais haja “exploradores e explorados, dominantes e dominados”. Uma história onde haja mais justiça, democracia, mais oportunidade e uma maior qualidade de vida para Todos.

Um grande e caloroso abraço para todos e todas e que a V Etapa do TOPA seja um grande sucesso!


Feliz Natal e um Feliz 2012!
Irecê-BA – DIREC 21 - 16 de dezembro de 2011.

Claudiceia Souza Maciel
Pedagoga – UNEB
Graduanda em Administração – UNOPAR

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Topa inicia adesões para a 5ª etapa

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia deu início à fase de adesão para a 5ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Até o dia 22 de dezembro, prefeituras e entidades sociais do Estado podem realizar a adesão nas Diretorias Regionais de Educação. A meta é alfabetizar mais de 300 mil estudantes nesta 5ª etapa.



Entre as novidades para o ano de 2012, está a seleção dos coordenadores de turma e o monitoramento de todo o programa pela equipe técnica da Coordenação do Topa. “O nosso foco é, cada vez, mais, melhorar a qualidade pedagógica e a efetividade social do programa. Para isso, vamos realizar a seleção de coordenadores de acordo com o perfil de cada um, além de monitorar o programa nos locais”, disse Elenir Alves, coordenadora do Topa na Bahia.
A seleção acontece até o dia 22/12. Os interessados podem procurar a prefeitura para saber sobre requisitos e todo o procedimento a ser adotado. Ao todo, vão ser selecionados 3 mil coordenadores, que, entre outras atribuições, vão mobilizar a formação de, no mínimo, dez turmas na zona urbana e oito na zona rural dos municípios, sendo, no máximo 15, turmas para ambos os casos, providenciando o preenchimento completo dos formulários de cadastramento (alfabetizadores, turmas e alfabetizandos).  Também para 2012, foi elevado para 10 o número mínimo de estudantes em cada turma.

Combate ao analfabetismo – O Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.
As turmas de alfabetização estão presentes em todos os Territórios de Identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e até residências de alfabetizadores, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.
O Topa desenvolve, junto a cada turma, uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Cronograma para a 5ª etapa
Período de adesão: 21/11/2011 a 22/12/2011
Seleção dos coordenadores: 28/11/2011 a 22/12/2011
Cadastramento: 12/12/2011 a 29/02/2012
Ativação das turmas: 10/03/2012 a 25/03/2012
Data de início das aulas: 02/04/2012

Fonte: http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/2970

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Encerramento da 4ª Etapa do TOPA na Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança em Irecê.



No dia 28 e 29 de Novembro a Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança de Irecê realizou o encerramento da 4ª Etapa do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização.


      O evento foi aberto pela Coordenadora Sonia Maria que fez uma linda homenagem aos Alfabetizandos relembrando vários momentos desta 4ª Etapa. Em seguida passou a palavra para alguns alunos que deram depoimentos emocionantes, como o Sr. João que falou da sua emoção em poder trocar a sua antiga identidade que antes estava como analfabeto e hoje, graças ao TOPA, já pode assinar o seu próprio nome.  Dona Maria que aprendeu a escrever o seu nome aos 68 anos agradeceu ao TOPA e expressou a sua imensa gratidão ao Programa.
A presidente da Entidade Edna Lúcia agradeceu aos Alfabetizandos, Alfabetizadores, Coordenadora, a presença da Coordenadora de área Adelaide Guimarães que veio conhecer as turmas, em especial a Supervisora do TOPA na DIREC21 Claudiceia Souza Maciel pelo apoio,  excelente trabalho e carinho com todos fortalecendo, assim, o TOPA não somente em Irecê como em todo o seu território.

Parabenizou a todos os Alfabetizadores: “não foi fácil, más conseguimos alcançar o nosso objetivo alfabetizando quase todos os alunos desta Etapa, muitos poderão tirar a segunda via dos seus documentos, agora com a sua assinatura, muitos vão para a          EJA, e estamos contentes pois aqueles que não alcançaram a Base Alfabética poderão matricular-se na 5ª Etapa.”
Edna Lúcia agradeceu a Coordenadora Sonia Maria que por sua vez se despediu da Coordenação pela Entidade ao tempo que apresentou Daiane Almeida Amorim que irá participar do processo de seleção para Coordenadores para 5ª Etapa pela Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança. “Daiane tem competência e fará, sem dúvidas, um belo trabalho como Coordenador no TOPA, já provou isso sendo uma excelente Alfabetizadora”
Por fim aconteceu Amigo Secreto entre Alfabetizandos e Alfabetizadores, lanche e muita animação.
Importante salientar que a ACOLVIES foi a única Entidade no município de Irecê a aderir a 4ª Etapa, abraçando 10 turmas com aproximadamente 150 alunos.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Chamada pública para seleção de Coordenadores para 5ª Etapa do TOPA.

O prazo para a realização da convocação passa a ser até o dia 5/12/2011, devido as dificuldades relatadas por alguns parceiros/as, com o envio dos documentos para a seleção de coordenadores à Coordenação do Programa TOPA.
A seleção dos coordenadores será feita pela Coordenação do Programa TOPA (procedimentos já enviados), já a seleção dos alfabetizadores e tradutores deverá ser feita pela Prefeitura/Entidade, que indicará quais bolsistas deverão ser cadastrados na 5ª Etapa.

Segue abaixo modelo para convocação dos candidatos a alfabetizador, coordenador de turma e tradutor intérpretes de LIBRAS a ser publicado em jornal local e/ou afixado em murais. Não é necessário um edital de chamada pública, publicado em Diário Oficial, trata-se de uma convocação simples, publicizando a seleção no município.

CONVOCAÇÃO (modelo de chamada pública)

A XXXXXXXXXXXXXXXXXXX (nome completo da Entidade ou Prefeitura) está selecionando pessoas que poderão atuar como coordenador de turmas, alfabetizador ou tradutor intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, na condição de bolsista voluntário do Programa TOPA - Todos pela Alfabetização no ano de 2012.

Os critérios mínimos para a participação da seleção são:

1.  O coordenador de turma deverá ter ensino médio concluído e estar cursando ou ter concluído o ensino superior completo (os comprovantes de escolaridade devem ser de instituições reconhecidas);
2.  O alfabetizador deverá ter ensino médio concluído (apresentar o histórico escolar), e experiência de no mínimo 01(um) ano em educação (com documentos que comprovem a experiência, devidamente assinados);
3.  O tradutor intérprete de LIBRAS deverá ter certificado que comprove a habilitação para o desempenho desta atividade.

Para realizar as inscrições o candidato deverá vir munido de original e cópia de CPF, RG, comprovante de residência, de escolaridade e Currículo.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 05/12/2011 no XXXXXXXXXXXXXXXX (informar local de inscrição).

XXXXXXXXXXXXXX (nome do município), 01/12/2011.

XXXXXXXXXXXXXXX (nome do representante legal)
XXXXXXXXXXXXXXX (cargo que ocupa)

O curriculo e a Documentação de Coordenador deverá ser enviado diretamente para a Coordenação Geral do TOPA no seguinte endereço:



Secretaria de Educação do Estado da Bahia – CAB
6ª Avenida N.600, 4ª Andar
Sala 402 – Pedagógico
CEP – 41.746-000
Salvador - Bahia

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cronograma e Documentação necessária para Adesão de Entidades e Prefeituras para V Etapa do Programa TOPA.


Caros (as) Parceiros (as) do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização da DIREC21.

Gostariamos de informar a todos os companheiros que já participaram das Etapas anteriores bem como aos que pretedem aderir ao TOPA nesta V Etapa sobre o Cronograma e a Documentação necessária para a Adesão das Entidades e Prefeituras.


Periodo de Adesão:  21/11/2011 a 22/12/2011

Seleção dos Coordenadores:  28/11/2011 a 22/12/2011

Cadastramento: 12/12/2011 a 29/02/2012

Ativação das Turmas: 10/03/2012 a 25/03/2012

Data Prevista  para início das aulas: 02/04/2012


Segue abaixo a relação dos Documentos necessários para a Adesão das Entidades e Prefeituras:


Documentação da ENTIDADE para adesão

1. Termo de Adesão, devidamente assinado pelo representante legal;

2. Cópia do CNPJ da entidade (deverá comprovar no mínimo um ano de existência);

3. Cópia do Estatuto;

4. Cópia do RG e CPF do representante legal;

5. Cópia do Termo ou Ata de Posse do representante legal, devidamente registrado em cartório (com carimbo do Cartório indicando o livro e a página do registro);

6. Cópia do comprovante de residência do representante legal (apenas comprovante atualizado e em nome do mesmo);

7. Cópia do comprovante de endereço da sede da Entidade (sede municipal);

8. Ofício com a meta pretendida pela Entidade (quantidade de turmas, alfabetizandos/as, alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérpretes de LIBRAS, que poderão ser cadastrados, caso a adesão seja aprovada);

9. Apresentar cópias dos comprovantes de escolaridade dos alfabetizadores selecionados (Histórico Escola/Ensino Médio concluído);

10. Declaração de Capacidade Técnica da Entidade (declarar experiências anteriores em alfabetização e a disponibilidade de espaços adequados para o bom funcionamento das turmas).


Documentação da PREFEITURA para adesão

1. Termo de Adesão, devidamente assinado pelo dirigente (Prefeito/a);

2. Cópia do CNPJ da prefeitura;

3. Cópia do RG e CPF do dirigente municipal (Prefeito/a);

4. Cópia do Termo de Posse devidamente registrado em cartório (com carimbo do Cartório indicando o livro e a página do registro);

5. Cópia do comprovante de residência do dirigente municipal (apenas comprovante atualizado e em nome do mesmo);

6. Comprovante de Abertura de Conta Jurídica no Banco do Brasil, específica para o Programa TOPA (o comprovante deve ser emitido em papel timbrado do Banco e especificar o nome do Programa na identificação da conta);

7. Ofício com a meta pretendida pela Prefeitura (quantidade de turmas, alfabetizandos/as, alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérpretes de LIBRAS, que poderão ser cadastrados, caso a adesão seja aprovada);

8. Apresentar cópias dos comprovantes de escolaridade dos alfabetizadores selecionados (Histórico Escola/Ensino Médio concluído);

9. Declaração de Capacidade Técnica da Prefeitura (declarar experiências anteriores em alfabetização e a disponibilidade de espaços adequados para o bom funcionamento das turmas).



Atenciosamente,


Claudiceia Souza Maciel

Supervisora Regional do TOPA – DIREC21

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Informes básicos sobre a V Etapa do Programa TOPA.


Informes Básicos sobre a Resolução CD/FNDE nº 32, de 01 de julho de 2011.


01 - BENEFICIÁRIOS:

A)    Jovens com 15 anos, adultos, idosos não alfabetizados;
B)     Voluntários Alfabetizadores;
C)     Voluntários Coordenadores de Turmas;
D)    Voluntários Tradutores Intépretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

02 – CARGA HORÁRIA:

  • 08 (oito) meses com, no mínimo 360 (trezentos e sessenta horas);
  • Horas de aula 02:30 (duas horas e meia) 4 dias na semana, totalizando 10:00 (dez horas) de aula semanal  e  mais 02:00 (duas horas) de planejamento junto com o Coordenador, semanalmente ou quinzenalmente.

03 – FORMAÇÃO DAS TURMAS (números de alfabetizandos  por turma)

  • ZONA RURAL: turmas formadas por no mínimo 10 (dez) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);
  • ZONA URBANA: turmas formadas por no mínimo 20 (vinte) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);

Atenção! Alunos com necessidades especiais, máximo de três alfabetizandos por turma.

04 – COORDENADORES DE TURMAS:

  • ZONA RURAL: deverá ter no mínimo 08 (oito) máximo de 15 turmas;
  • ZONA URBANA: deverá ter no mínimo 10 (dez) máximo de 15 turmas;


05 – PAGAMENTO BOLSAS:

  • ALFABETIZADORES – 01 turma ativa R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Turma com alfabetizandos com necessidade especial (03 alunos) por turma R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais).
  • TRADUTORES INTERPRETES DE LIBRAS - Bolsa de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais).
  • COORDENADORES DE TURMA – Bolsa de R$ 500,00 (quinhentos reais).




06 – PERFIL:

  • ALFABETIZADORES – Ser professor da rede pública de ensino e/ou alfabetizador popular.
  • Ter no mínimo, formação de nível médio completo;
  • Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e Adultos.

COORDENADORES – Ter preferencialmente, nível superior;

  • Ter nível superior ou estar cursando;
  • Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e adultos;
  • Apresentar disponibilidades de tempo, para o acompanhamento das turmas;

07 – PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:

COORDENADORES DE TURMAS:

  • Acompanha o processo de alfabetização de jovens e adultos, realiza a supervisão pedagógica da alfabetização de no máximo 15 turmas;
  • Acompanha o planejamento e a aplicação dos testes congnitivos de entrada e de saída dos alfabetizandos fazendo os devidos encaminhamentos dos resultados.
  • Planeja e ministra, em conjunto com o gestor local, a formação continuada em serviço dos alfabetizadores;
  • Identifica e relata ao gestor local as dificuldades de implantação do programa;
  • Supervisiona e registra as ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, ao registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos;
  • Supervisiona e articula, junto com o gestor local, ou representantes dos movimentos sociais encaminhamentos dos jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos.

  • Planeja e supervisiona estratégias de fomento à leitura, em parceria com os alfabetizadores.

  • Identifica, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.

  • Controla e, em  parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.


Claudiceia Souza Maciel
Supervisora Regional do TOPA – DIREC 21

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Saúde em Movimento traz novas ações oftalmológicas para o Programa TOPA.

No periodo de 15/11 a 20/12/11 serão realizados 8 multirões nos munícipios de Maracás, Uibaí, Euclides da Cunha, Cardeal da Silva, Camamu, Campo Formoso, Chorrochó e Maragogipe. Conforme o comunicado oficial a Sesab pretende realizar mais 12.300 cirugias de catarata.

Convite


Adelaide Guimarães, Técnica/SEC/TOPA,  convida todos/as os/as Coordenadores/as, Alfabetizadores/as, Representantes de Entidades, Gestor Local e Secretária de Educação para uma reunião com o fim de discutir assuntos de interesse de todos que participaram desta 4ª etapa do TOPA e também referente à próxima, a 5ª etapa.
Local: Secretaria de Educação de Ibititá
Dia: 21 de novembro de 2011 - (segunda-feira)
Horas: às 09 horas

Contamos com a participação de todos/as.

TÉCNICA/SEC/TOPA

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encontro Estadual dos Supervisores Regionais do Programa TOPA

Nos dias 6 e 7 outubro foi realizado em Salvador o Encontro Estadual dos Supervisores do Programa TOPA. Nesse encontro, houve uma avaliação sobre a IV Etapa, seus avanços e impasses; e orientações sobre a organização da V etapa.
Iniciando o processo de mobilização da V etapa. Temos um calendário apertado, que segue a agenda do MEC, pois o TOPA faz parte do Brasil Alfabetizado do Governo Federal. O Brasil Alfabetizado (nosso caso TOPA) funciona orientado por resoluções do MEC/FNDE, bem como pela Legislação Educacional vigente. A V Etapa está sendo orientada pela Resolução CD/FNDE Nº 32 de 1º de Julho de 2011, que “Estabelece orientações, critérios e procedimentos relativos à transferência automática a estados, municípios e ao Distrito Federal dos recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado no exercício de 2011, bem como ao pagamento de bolsas aos voluntários que atuam no programa.”

Calendário de organização da V Etapa

Outubro. Faremos a mobilização das entidades e prefeitura, que, por sua vez, farão o recrutamento dos coordenadores, alfabetizadores e o cadastro (informal) dos alunos.

Novembro.
Realizaremos a adesão das entidades. Quem pode participar? Qualquer entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que seja devidamente registrada, possua CNPJ, tenha no mínimo um ano de existência legal. O que o dirigente interessado deve fazer? Primeiro, analisar internamente se a sua entidade tem relação com o público do topa: pessoas acima de 15 anos analfabetas; constatada essa relação social, ver se é possível mobilizar alunos e professores; lembrando que as pessoas atuarão no topa na condição de voluntários, não existe nenhuma obrigação trabalhista, não é pago nenhuma remuneração. O que o programa oferece é uma bolsa, uma ajuda de custo, no valor de 500 reais para o coordenador (a), que deve ter formação em nível superior em educação, já concluído ou em curso; e 250 reais para o alfabetizador (a), que dever ter, no mínimo, formação de nível médio completo. Ambos devem ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos. Após esse processo, o líder de entidade deve procurar o supervisor do topa para acertar a adesão. A prefeitura deve entrar em contato com a Coordenação Geral do Programa.

Dezembro/fevereiro.
Cadastramento das turmas na direc e prefeituras.

Março (perspectiva) -
Final do cadastramento e início das aulas com os professores que já fizeram a formação de 40h.
Apesar do esforço que os municípios, o Estado da Bahia, prefeituras e as entidades da sociedade civil organizada vêm empreendendo para superar o analfabetismo, o número de analfabetos ainda é grande, esses números, por si só, já dispensam maiores argumentos a favor da continuidade do TOPA na Bahia e servem, evidentemente, para conclamar às organizações governamentais e não-governamentais a continuarem firmes nessa luta para assegurar a cidadania,o direito à educação a todos.
 
Fonte: http://programatopabahia.blogspot.com/2011/10/encontro-estadual-dos-supervisores.html

Programa Estadual Todos pela Alfabetização recebe prêmio nacional

O Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação e em parceria com o governo federal e os municípios, recebeu nesta quarta-feira (26), em Brasília (DF), o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A iniciativa da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal é um reconhecimento a instituições que se destacaram na defesa e promoção da educação no país.

Com números que impressionam os especialistas em educação, o Topa foi homenageado por ser o maior programa voltado para a redução do analfabetismo no Brasil. O prêmio entregue durante sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, foi recebido pelo governador Jaques Wagner.

Ele agradeceu o reconhecimento da Câmara e disse que o prêmio é um grande estímulo para todos que trabalham com a educação no estado. “É uma honra receber um prêmio com o nome de Darcy Ribeiro, um brasileiro que se destacou na área da educação. A Bahia, terra de Rui Barbosa, Castro Alves e Anísio Teixeira, tinha o título de campeã do analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos. Agora, mostramos que, com empenho e um programa arrojado, é possível acabar com esse problema histórico”.

De acordo com o governador, o programa continuará, e agora com mais entusiasmo depois do prêmio. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Em quatro anos e seis meses devemos chegar a marca de um milhão de alfabetizados, o que orgulha a todos nós”.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra, explicou que o Topa foi escolhido por sua eficiência na redução do índice de analfabetismo. “É um programa que promove a cidadania, e a homenagem é mais que merecida. Moramos num país com altos índices de analfabetismo, cerca de 10% na média nacional, e 20% no Nordeste. Daí porque essa iniciativa da Bahia é muito oportuna”.

Responsável pela condução do programa, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, disse que reconhecimento aumenta a responsabilidade. “Vamos continuar trabalhando para acabar com o analfabetismo na Bahia. Esse prêmio, além de nos estimular, fez crescer o nosso compromisso com a causa”.

Estiveram presentes na cerimônia os deputados federais Amauri Teixeira, Nelson Pelegrino, Luís Alberto, Rui Costa e Valdenor Pereira, os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, o secretário de Planejamento do Estado, Zézeu Ribeiro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Números comprovam eficiência do maior programa de alfabetização
Estado que historicamente possuiu o maior número de analfabetos do país, a Bahia está conseguindo mudar essa realidade com o Topa. Lançado em 2007, o programa já alfabetizou 841 mil pessoas em várias regiões do estado.Formatado para chegar às localidades mais distantes, o programa conta com a parceria de prefeituras, associações comunitárias e movimentos sociais, que disponibilizam locais para a realização das aulas, e mobilizam as comunidades para a importância da alfabetização. Atualmente, 675 entidades participam do Topa, que chegou a 407 dos 417 municípios baianos.

O programa está em sua quarta etapa, com 251 mil alunos matriculados e frequentando as aulas. O curso dura oito meses e todo o material didático é fornecido pelo Estado. Cada turma tem, no máximo, 15 alunos, e para garantir ainda mais a eficiência, os professores passam por uma capacitação.

Com uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, o Topa possibilita o acesso à leitura e à escrita a partir da realidade social dos alunos. “Nós trabalhamos muito o dia a dia deles, os textos trazem sempre questões ligadas à família, ao bairro, de forma que essa proximidade facilite o entendimento”, explica a professora Maria Carmem, que ensina na escola Fonte do Capim, no bairro de San Martim, em Salvador.

Histórias de superação e força de vontade para ler e escrever
Em quatro anos de funcionamento, o Topa mudou a vida de muita gente e produziu histórias incríveis de força de vontade e de superação. Dona Enedina, moradora de Ilhéus, que aos 100 anos foi alfabetizada, é o maior exemplo. Sem nunca ter entrado numa sala de aula, ela encontrou coragem para aprender a ler e escrever. As dificuldades para se locomover, ouvir e até enxergar não foram obstáculo para que realizasse o sonho de conhecer as palavras.

Assim, a exemplo dela, milhares de baianos que em idade escolar não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, entraram numa sala de aula pela primeira vez. Dona Maria Inês, 63, moradora de Salvador, é outro exemplo. Ela concluiu o curso no fim de 2010. Durante oito meses foi à escola todos os dias e assim que terminou procurou a professora e disse - “quero continuar a estudar”.

Hoje, Dona Maria Inês está matriculada no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde os alunos do Topa podem continuar sua formação. Essa inclusive é uma das metas do programa, estimular os estudantes a se manterem na escola.

Premiação
O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido anualmente desde o ano 2000 e os indicados são selecionados pela Comissão de Educação da Câmara. Além do Topa, receberam a premiação, a Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e o Instituto Guga Kuerten, em Santa Catarina. Eles foram escolhidos dentre as 20 indicações apresentadas pelos parlamentares. O Topa foi indicado para premiação pelo senador Walter Pinheiro.




Fonte:http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2011/10/26/programa-estadual-todos-pela-alfabetizacao-recebe-premio-nacional