Informes Básicos sobre a Resolução CD/FNDE nº 32, de 01 de julho de 2011.
01 - BENEFICIÁRIOS:
A) Jovens com 15 anos, adultos, idosos não alfabetizados;
B) Voluntários Alfabetizadores;
C) Voluntários Coordenadores de Turmas;
D) Voluntários Tradutores Intépretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
02 – CARGA HORÁRIA:
- 08 (oito) meses com, no mínimo 360 (trezentos e sessenta horas);
- Horas de aula 02:30 (duas horas e meia) 4 dias na semana, totalizando 10:00 (dez horas) de aula semanal e mais 02:00 (duas horas) de planejamento junto com o Coordenador, semanalmente ou quinzenalmente.
03 – FORMAÇÃO DAS TURMAS (números de alfabetizandos por turma)
- ZONA RURAL: turmas formadas por no mínimo 10 (dez) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);
- ZONA URBANA: turmas formadas por no mínimo 20 (vinte) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);
Atenção! Alunos com necessidades especiais, máximo de três alfabetizandos por turma.
04 – COORDENADORES DE TURMAS:
- ZONA RURAL: deverá ter no mínimo 08 (oito) máximo de 15 turmas;
- ZONA URBANA: deverá ter no mínimo 10 (dez) máximo de 15 turmas;
05 – PAGAMENTO BOLSAS:
- ALFABETIZADORES – 01 turma ativa R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Turma com alfabetizandos com necessidade especial (03 alunos) por turma R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais).
- TRADUTORES INTERPRETES DE LIBRAS - Bolsa de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais).
- COORDENADORES DE TURMA – Bolsa de R$ 500,00 (quinhentos reais).
06 – PERFIL:
- ALFABETIZADORES – Ser professor da rede pública de ensino e/ou alfabetizador popular.
- Ter no mínimo, formação de nível médio completo;
- Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e Adultos.
COORDENADORES – Ter preferencialmente, nível superior;
- Ter nível superior ou estar cursando;
- Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e adultos;
- Apresentar disponibilidades de tempo, para o acompanhamento das turmas;
07 – PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:
COORDENADORES DE TURMAS:
- Acompanha o processo de alfabetização de jovens e adultos, realiza a supervisão pedagógica da alfabetização de no máximo 15 turmas;
- Acompanha o planejamento e a aplicação dos testes congnitivos de entrada e de saída dos alfabetizandos fazendo os devidos encaminhamentos dos resultados.
- Planeja e ministra, em conjunto com o gestor local, a formação continuada em serviço dos alfabetizadores;
- Identifica e relata ao gestor local as dificuldades de implantação do programa;
- Supervisiona e registra as ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, ao registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos;
- Supervisiona e articula, junto com o gestor local, ou representantes dos movimentos sociais encaminhamentos dos jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos.
- Planeja e supervisiona estratégias de fomento à leitura, em parceria com os alfabetizadores.
- Identifica, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.
- Controla e, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.
Claudiceia Souza Maciel
Supervisora Regional do TOPA – DIREC 21
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