terça-feira, 22 de novembro de 2011

Informes básicos sobre a V Etapa do Programa TOPA.


Informes Básicos sobre a Resolução CD/FNDE nº 32, de 01 de julho de 2011.


01 - BENEFICIÁRIOS:

A)    Jovens com 15 anos, adultos, idosos não alfabetizados;
B)     Voluntários Alfabetizadores;
C)     Voluntários Coordenadores de Turmas;
D)    Voluntários Tradutores Intépretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);

02 – CARGA HORÁRIA:

  • 08 (oito) meses com, no mínimo 360 (trezentos e sessenta horas);
  • Horas de aula 02:30 (duas horas e meia) 4 dias na semana, totalizando 10:00 (dez horas) de aula semanal  e  mais 02:00 (duas horas) de planejamento junto com o Coordenador, semanalmente ou quinzenalmente.

03 – FORMAÇÃO DAS TURMAS (números de alfabetizandos  por turma)

  • ZONA RURAL: turmas formadas por no mínimo 10 (dez) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);
  • ZONA URBANA: turmas formadas por no mínimo 20 (vinte) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);

Atenção! Alunos com necessidades especiais, máximo de três alfabetizandos por turma.

04 – COORDENADORES DE TURMAS:

  • ZONA RURAL: deverá ter no mínimo 08 (oito) máximo de 15 turmas;
  • ZONA URBANA: deverá ter no mínimo 10 (dez) máximo de 15 turmas;


05 – PAGAMENTO BOLSAS:

  • ALFABETIZADORES – 01 turma ativa R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Turma com alfabetizandos com necessidade especial (03 alunos) por turma R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais).
  • TRADUTORES INTERPRETES DE LIBRAS - Bolsa de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais).
  • COORDENADORES DE TURMA – Bolsa de R$ 500,00 (quinhentos reais).




06 – PERFIL:

  • ALFABETIZADORES – Ser professor da rede pública de ensino e/ou alfabetizador popular.
  • Ter no mínimo, formação de nível médio completo;
  • Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e Adultos.

COORDENADORES – Ter preferencialmente, nível superior;

  • Ter nível superior ou estar cursando;
  • Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e adultos;
  • Apresentar disponibilidades de tempo, para o acompanhamento das turmas;

07 – PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:

COORDENADORES DE TURMAS:

  • Acompanha o processo de alfabetização de jovens e adultos, realiza a supervisão pedagógica da alfabetização de no máximo 15 turmas;
  • Acompanha o planejamento e a aplicação dos testes congnitivos de entrada e de saída dos alfabetizandos fazendo os devidos encaminhamentos dos resultados.
  • Planeja e ministra, em conjunto com o gestor local, a formação continuada em serviço dos alfabetizadores;
  • Identifica e relata ao gestor local as dificuldades de implantação do programa;
  • Supervisiona e registra as ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, ao registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos;
  • Supervisiona e articula, junto com o gestor local, ou representantes dos movimentos sociais encaminhamentos dos jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos.

  • Planeja e supervisiona estratégias de fomento à leitura, em parceria com os alfabetizadores.

  • Identifica, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.

  • Controla e, em  parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.


Claudiceia Souza Maciel
Supervisora Regional do TOPA – DIREC 21

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