segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Despedida da Supervisão Regional do TOPA - DIREC 21.

 Claudiceia Souza Maciel
“É preciso, na verdade, que a alfabetização de adultos e a pós-alfabetização, a serviço da reconstrução nacional contribuam para que o povo, tomando mais e mais a sua História nas mãos, se refaça na feitura da História. Fazer a História é estar presente nela e não simplesmente estar representando. [...] Quanto mais consciente faça a sua História, tanto mais o povo perceberá, com lucidez, as dificuldades que tem a enfrentar, no domínio econômico, social e cultural, no processo permanente da sua libertação.” (FREIRE). 

É com este pensamento de Paulo Freire que me despeço da Supervisão Regional do TOPA – DIREC 21 e aproveito para agradecer a todos aqueles que estiveram de forma especial presentes nesta história...

Agradeço em primeiro lugar, ao meu bom e maravilhoso Deus, que me deu força, sabedoria, coragem e saúde para enfrentar firmemente todos os obstáculos que me foram propostos durante esta caminhada (2009 a 2011). 

Não poderia esquecer-me da minha grande e estimada amiga, Sheila Briano de Oliveira (ex-supervisora), com quem eu tanto aprendi através de seu exemplo de bondade, humildade, profissionalismo, caráter, competência, compromisso social, ética e respeito ao próximo. 

Também a Marizete Pereira de Oliveira, admirável profissional, incomparável, “a melhor que já conheci”, grande amiga e ex-colega de trabalho (CODEB) e que apesar das inúmeras atribuições no tempo em que esteve na DIREC 21, sempre esteve presente, compartilhando seus conhecimentos e dando apoio ao programa quando solicitada.

À Maria da Conceição Araújo Correia, Diretora da DIREC 21, pela autonomia depositada, credibilidade e confiança no meu trabalho.

Ao Prefeito Municipal de Central, Leonandes Santana, que através do Convênio de Cooperação Técnica com a DIREC 21, oportunizou-me esta experiência que foi tão grandiosa e gratificante.

À Mônica Maria de Castro e Silva Dourado, responsável pelo financeiro da DIREC 21, pela disponibilidade e profissionalismo em executar todas as nossas ações referentes ao financeiro do TOPA-DIREC 21.

À Equipe de Digitadores pela importante contribuição e principalmente por ter feito do nosso espaço de trabalho um lugar alegre, agradável e sereno.

A todos os amigos da DIREC 21 pelo caloroso acolhimento com todos nós da equipe do TOPA, em especial, Alexsandro Matos, por nos acolher pacientemente em seu espaço (CPD) e também o motorista,  Raul das Virgens, pelo envolvimento e carinho pelo programa, demonstrado ao me acompanhar nas difíceis visitas noturnas às turmas do TOPA.

Ao Sindicato dos Bancários de Irecê, ao Presidente Carlos Alberto e demais componentes desta entidade, pela parceria em disponibilizar espaço para realizarmos as nossas reuniões.

A Edgar Martins de Souza, destacado empresário de Irecê, o qual disponibilizou  espaço para guardarmos material didático e pedagógico do TOPA, sendo, desta forma um grande parceiro do programa, proporcionando a nós tranqüilidade para que pudéssemos suprir  de forma gestora as turmas do TOPA de livros e material didático, amenizando assim os problemas da  IV etapa do TOPA – ciclo 2010/2011.

À Secretaria Municipal de Educação do município de Central (Adalberto Martins e Nercina Miranda) pela excelente parceria e também por disponibilizar espaço para armazenarmos os livros didáticos da IV Etapa do TOPA, o meu muitíssimo obrigado!

À Equipe gestora do Colégio Polivalente, pela parceria, apoio e disponibilidade em  ceder espaço para reuniões e também emprestar  equipamentos eletrônicos quando solicitados.

Aos representantes dos Movimentos Sociais (Sindicatos e Entidades) grandes parceiros, defensores das causas sociais, os principais responsáveis por fazerem este programa acontecer na ponta.

Às nossas prefeituras parceiras por acreditarem no programa e pela presteza em nos passar todas as informações, as quais éramos cobrados pela SEC/TOPA.

Ao Coordenador do Território de Identidade de Irecê e do CAA, Mário Augusto (Jacó) pelo enorme envolvimento com a Estratégia Saúde em Movimento, apoiando-nos no trabalho de divulgação e mobilização.

Ao Pólo Sindical de Irecê, através de um dos seus representantes, Leandro Martins, pela postura em não permitir à desaprovação na SEC/TOPA de 08 (oito) sindicatos da região, garantindo desta forma a participação de boa parte da região nesta IV etapa.

A todos os Alfabetizadores e Coordenadores por se doarem e terem TOPADO fazer este trabalho que vai muito mais além do que ensinar as pessoas a lerem e a escrever, sendo acima de tudo um trabalho social.

Aos nossos queridos alfabetizandos e alfabetizados, razão de ser deste Programa, pela disposição de se fazerem presentes nesta história, contribuindo para mudar os  rumos da história de analfabetismo no nosso estado.   

Ao NEJA/UNEB pela grande parceria firmada com a nossa DIREC 21, através de Geórgia Clark e de suas responsáveis e compromissadas Supervisoras de Área, Milene Sena e Adylane Santos.

Também aos formadores da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Irecê e Xique-Xique) em especial, Cinara Barbosa de Oliveira Moraes, pelo enorme apreço e compromisso social que demonstrou pelo programa em suas formações.

Aos meus nobres e guerreiros colegas supervisores/as pelos inesquecíveis momentos de companheirismo e aprendizado compartilhados.

E por fim, à Coordenação Geral do TOPA e toda a sua equipe pela coragem de TOPAREM este enorme desafio no Estado da Bahia, em especial à equipe da SEC que nos acompanhou nesta etapa, (Maria Célia Coelho, Márcio Argolo, Adelaide Guimarães) pelo empenho, responsabilidade e compromisso social com o  programa TOPA na nossa região.

Mesmo saindo da Supervisão do Programa TOPA vou continuar me sentindo presente na construção desta grande história, pois acredito que o TOPA é um excelente caminho para a construção de uma nova história no Estado da Bahia, uma história com menos analfabetismo e onde não mais haja “exploradores e explorados, dominantes e dominados”. Uma história onde haja mais justiça, democracia, mais oportunidade e uma maior qualidade de vida para Todos.

Um grande e caloroso abraço para todos e todas e que a V Etapa do TOPA seja um grande sucesso!


Feliz Natal e um Feliz 2012!
Irecê-BA – DIREC 21 - 16 de dezembro de 2011.

Claudiceia Souza Maciel
Pedagoga – UNEB
Graduanda em Administração – UNOPAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário