quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encontro Estadual dos Supervisores Regionais do Programa TOPA

Nos dias 6 e 7 outubro foi realizado em Salvador o Encontro Estadual dos Supervisores do Programa TOPA. Nesse encontro, houve uma avaliação sobre a IV Etapa, seus avanços e impasses; e orientações sobre a organização da V etapa.
Iniciando o processo de mobilização da V etapa. Temos um calendário apertado, que segue a agenda do MEC, pois o TOPA faz parte do Brasil Alfabetizado do Governo Federal. O Brasil Alfabetizado (nosso caso TOPA) funciona orientado por resoluções do MEC/FNDE, bem como pela Legislação Educacional vigente. A V Etapa está sendo orientada pela Resolução CD/FNDE Nº 32 de 1º de Julho de 2011, que “Estabelece orientações, critérios e procedimentos relativos à transferência automática a estados, municípios e ao Distrito Federal dos recursos financeiros do Programa Brasil Alfabetizado no exercício de 2011, bem como ao pagamento de bolsas aos voluntários que atuam no programa.”

Calendário de organização da V Etapa

Outubro. Faremos a mobilização das entidades e prefeitura, que, por sua vez, farão o recrutamento dos coordenadores, alfabetizadores e o cadastro (informal) dos alunos.

Novembro.
Realizaremos a adesão das entidades. Quem pode participar? Qualquer entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que seja devidamente registrada, possua CNPJ, tenha no mínimo um ano de existência legal. O que o dirigente interessado deve fazer? Primeiro, analisar internamente se a sua entidade tem relação com o público do topa: pessoas acima de 15 anos analfabetas; constatada essa relação social, ver se é possível mobilizar alunos e professores; lembrando que as pessoas atuarão no topa na condição de voluntários, não existe nenhuma obrigação trabalhista, não é pago nenhuma remuneração. O que o programa oferece é uma bolsa, uma ajuda de custo, no valor de 500 reais para o coordenador (a), que deve ter formação em nível superior em educação, já concluído ou em curso; e 250 reais para o alfabetizador (a), que dever ter, no mínimo, formação de nível médio completo. Ambos devem ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de jovens e adultos. Após esse processo, o líder de entidade deve procurar o supervisor do topa para acertar a adesão. A prefeitura deve entrar em contato com a Coordenação Geral do Programa.

Dezembro/fevereiro.
Cadastramento das turmas na direc e prefeituras.

Março (perspectiva) -
Final do cadastramento e início das aulas com os professores que já fizeram a formação de 40h.
Apesar do esforço que os municípios, o Estado da Bahia, prefeituras e as entidades da sociedade civil organizada vêm empreendendo para superar o analfabetismo, o número de analfabetos ainda é grande, esses números, por si só, já dispensam maiores argumentos a favor da continuidade do TOPA na Bahia e servem, evidentemente, para conclamar às organizações governamentais e não-governamentais a continuarem firmes nessa luta para assegurar a cidadania,o direito à educação a todos.
 
Fonte: http://programatopabahia.blogspot.com/2011/10/encontro-estadual-dos-supervisores.html

Programa Estadual Todos pela Alfabetização recebe prêmio nacional

O Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação e em parceria com o governo federal e os municípios, recebeu nesta quarta-feira (26), em Brasília (DF), o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A iniciativa da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal é um reconhecimento a instituições que se destacaram na defesa e promoção da educação no país.

Com números que impressionam os especialistas em educação, o Topa foi homenageado por ser o maior programa voltado para a redução do analfabetismo no Brasil. O prêmio entregue durante sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, foi recebido pelo governador Jaques Wagner.

Ele agradeceu o reconhecimento da Câmara e disse que o prêmio é um grande estímulo para todos que trabalham com a educação no estado. “É uma honra receber um prêmio com o nome de Darcy Ribeiro, um brasileiro que se destacou na área da educação. A Bahia, terra de Rui Barbosa, Castro Alves e Anísio Teixeira, tinha o título de campeã do analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos. Agora, mostramos que, com empenho e um programa arrojado, é possível acabar com esse problema histórico”.

De acordo com o governador, o programa continuará, e agora com mais entusiasmo depois do prêmio. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Em quatro anos e seis meses devemos chegar a marca de um milhão de alfabetizados, o que orgulha a todos nós”.

A presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputada Fátima Bezerra, explicou que o Topa foi escolhido por sua eficiência na redução do índice de analfabetismo. “É um programa que promove a cidadania, e a homenagem é mais que merecida. Moramos num país com altos índices de analfabetismo, cerca de 10% na média nacional, e 20% no Nordeste. Daí porque essa iniciativa da Bahia é muito oportuna”.

Responsável pela condução do programa, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, disse que reconhecimento aumenta a responsabilidade. “Vamos continuar trabalhando para acabar com o analfabetismo na Bahia. Esse prêmio, além de nos estimular, fez crescer o nosso compromisso com a causa”.

Estiveram presentes na cerimônia os deputados federais Amauri Teixeira, Nelson Pelegrino, Luís Alberto, Rui Costa e Valdenor Pereira, os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata, o secretário de Planejamento do Estado, Zézeu Ribeiro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

Números comprovam eficiência do maior programa de alfabetização
Estado que historicamente possuiu o maior número de analfabetos do país, a Bahia está conseguindo mudar essa realidade com o Topa. Lançado em 2007, o programa já alfabetizou 841 mil pessoas em várias regiões do estado.Formatado para chegar às localidades mais distantes, o programa conta com a parceria de prefeituras, associações comunitárias e movimentos sociais, que disponibilizam locais para a realização das aulas, e mobilizam as comunidades para a importância da alfabetização. Atualmente, 675 entidades participam do Topa, que chegou a 407 dos 417 municípios baianos.

O programa está em sua quarta etapa, com 251 mil alunos matriculados e frequentando as aulas. O curso dura oito meses e todo o material didático é fornecido pelo Estado. Cada turma tem, no máximo, 15 alunos, e para garantir ainda mais a eficiência, os professores passam por uma capacitação.

Com uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, o Topa possibilita o acesso à leitura e à escrita a partir da realidade social dos alunos. “Nós trabalhamos muito o dia a dia deles, os textos trazem sempre questões ligadas à família, ao bairro, de forma que essa proximidade facilite o entendimento”, explica a professora Maria Carmem, que ensina na escola Fonte do Capim, no bairro de San Martim, em Salvador.

Histórias de superação e força de vontade para ler e escrever
Em quatro anos de funcionamento, o Topa mudou a vida de muita gente e produziu histórias incríveis de força de vontade e de superação. Dona Enedina, moradora de Ilhéus, que aos 100 anos foi alfabetizada, é o maior exemplo. Sem nunca ter entrado numa sala de aula, ela encontrou coragem para aprender a ler e escrever. As dificuldades para se locomover, ouvir e até enxergar não foram obstáculo para que realizasse o sonho de conhecer as palavras.

Assim, a exemplo dela, milhares de baianos que em idade escolar não tiveram a oportunidade de frequentar a escola, entraram numa sala de aula pela primeira vez. Dona Maria Inês, 63, moradora de Salvador, é outro exemplo. Ela concluiu o curso no fim de 2010. Durante oito meses foi à escola todos os dias e assim que terminou procurou a professora e disse - “quero continuar a estudar”.

Hoje, Dona Maria Inês está matriculada no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde os alunos do Topa podem continuar sua formação. Essa inclusive é uma das metas do programa, estimular os estudantes a se manterem na escola.

Premiação
O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido anualmente desde o ano 2000 e os indicados são selecionados pela Comissão de Educação da Câmara. Além do Topa, receberam a premiação, a Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e o Instituto Guga Kuerten, em Santa Catarina. Eles foram escolhidos dentre as 20 indicações apresentadas pelos parlamentares. O Topa foi indicado para premiação pelo senador Walter Pinheiro.




Fonte:http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2011/10/26/programa-estadual-todos-pela-alfabetizacao-recebe-premio-nacional

terça-feira, 25 de outubro de 2011

No dia 05 de outubro do corrente ano, aconteceu o III Encontro de Coordenadores e Gestores Locais do Território de Identidade de Irecê, tendo como TEMA: Ações Propositivas, Possibilidades e Desafios. O encontro teve início com a socialização de todos os convidados através de um delicioso café da manhã.

O objetivo deste evento foi apresentar e socializar ações e projetos desenvolvidos pelos Movimentos Sociais e/ou prefeituras de forma a apresentar um novo leque de alternativas e possibilidades, com o intuito de fortalecer cada vez mais o programa TOPA.


A Supervisora Regional, Claudicéia Souza Maciel, fez a abertura do evento, fazendo uma breve explanação sobre a programação, aproveitando também o momento para prestar esclarecimentos referentes ao funcionamento do programa nesta IV etapa.
Em seguida, a Pedagoga Marizete Pereira de Oliveira, com o tema: “Panorama Geral da EJA na Educação”, de forma dinâmica, objetiva e clara, trouxe importantes questionamentos referentes à EJA, levando todos a refletirem mais profundamente a respeito da realidade da EJA na atualidade.
Também participou do evento, a Coordenadora Nercina Miranda Maciel, da cidade de Central, com a apresentação do Projeto de Reciclagem Produtos de Limpeza. A mesma falou das dificuldades de realizar o projeto, mas também enfatizou o quanto a realização do mesmo foi gratificante e significativo para a aprendizagem dos alunos, um projeto que foi além do espaço da sala de aula, com incentivo de práticas de desenvolvimento sustentável e de geração de economia e renda para as famílias.

Outro momento marcante do evento foi a socialização do Projeto de Estágio “A Presença dos Gêneros Textuais no Processo de Alfabetização” aplicados em uma das turmas do TOPA – Loteamento Vila Esperança, por Somais Mendes e Fabiane Porto, alunas da UNEB.

 
Também tivemos neste evento, a importante contribuição da Coordenadora de Área do NEJA/UNEB, Adylane Santos, nossa mais nova parceira na DIREC 21, com a realização da oficina: Caminhos pra o Desenvolvimento com Práticas Significativas para as Turmas do TOPA, direcionada aos Coordenadores e Gestores Locais Prefeitura.


Foram momentos muito significativos e produtivos. Pudemos perceber o quanto os que ali se faziam presentes saíram revigorados desse encontro. As ações e os projetos socializados encheram a todos de esperança e vontade de fazer diferente.
 De maneira bem evidente, vimos que o Programa tem alcançado resultados satisfatórios em muitos casos, e que muitos alfabetizadores têm buscado alternativas viáveis e possíveis de realizar, promovendo a aprendizagem com os recursos disponíveis e obtendo êxito. O que só fortalece o Programa e os maiores beneficiados são os alunos.


É preciso respeitar o direto à cidadania, ao aprendizado e assegurar uma educação de qualidade. É assim que funciona o TOPA – Programa Todos pela Alfabetização. Afinal, é quando todo mundo topa que a mudança acontece de verdade.

CRONOGRAMA DE REUNIÕES PARA ADESÃO DA 5ª ETAPA


1º GRUPO
03/11 – Deslocamento para Guanambi
04/11 – Reunião em Guanambi (9h às 12h)
07/11 – Reunião em Caetité (9h às 12h)
08/11 – Reunião em Bom Jesus da Lapa (14h às 17h)
09/11 – Deslocamento para Barreiras
10/11 – Reunião em Barreiras (14h às 17h)
11/11 – Retorno para SSA

2 º GRUPO
07/11 - Deslocamento para Teixeira de Freitas
08/11 – Reunião em Teixeira de Freitas (9h às 12h)
09/11 – Reunião em Eunápolis (9h às 12h)
10/11 – Reunião em Ilhéus (9h às 12h)
11/11 – Reunião em Itabuna (9h às 12h)
12/11 – Retorno para SSA

3º GRUPO

07/11 – Deslocamento para Itapetinga
08/11 – Reunião em Itapetinga (9h às 12h)
09/11 – Reunião em Vitória da Conquista (9h às 12h)  
10/11 – Reunião em Brumado (9h às 12h)
11/11 – Retorno em Jequié (9h às 12h)
12/11 – Retorno para SSA

4º GRUPO

07/11 – Deslocamento para Paulo Afonso
08/11 – Reunião em Paulo Afonso (9h às 12h)
09/11 – Reunião Ribeira do Pombal (9h às 12h)
10/11 – Reunião em Serrinha (9h às 12h)
11/11 – Reunião em Alagoinhas (9h às 12h)
11/11 – Retorno para SSA (período da tarde)

5º GRUPO

07/11 – Deslocamento para Ibotirama
08/11 – Reunião em Ibotirama (9h às 12h)
09/11 – Reunião em Macaúbas (9h às 12h)
1011 – Reunião em Seabra (9h às 12h)
11/11 – Reunião em Irecê (9h às 12h)
12/11 – Retorno para SSA

6º GRUPO

07/11 – Deslocamento para Juazeiro
08/11 – Reunião em Juazeiro (9h às 12h)
09/11 – Reunião Senhor do Bonfim (9h às 12h)
10/11 – Reunião em Jacobina (9h às 12h)
11/11 – Reunião em Piritiba (9h às 12h)
12/11 – Retorno para SSA

7º GRUPO

03/11 – Deslocamento Para Valença
03/11 – Reunião em Valença (9h às 12h)
04/11 – Reunião em Amargosa (9h às 12h)
05/11 – Reunião em Santo Antonio de Jesus (9h às 12h)
06/11 – Deslocamento para Itaberaba
07/11 – Reunião em Itaberaba (9h às 12h)
08/11 – Reunião em Cruz das Almas (9h às 12h)
09/11 – Reunião em Santo Amaro (9h às 12h)
10/11 – Reunião em Feira de Santana (9h às 12h)
11/11 – Reunião Salvador e Região Metropolitana (9h às 12h)