No dia 05 de outubro do corrente ano, aconteceu o III Encontro de Coordenadores e Gestores Locais do Território de Identidade de Irecê, tendo como TEMA: Ações Propositivas, Possibilidades e Desafios. O encontro teve início com a socialização de todos os convidados através de um delicioso café da manhã.
O objetivo deste evento foi apresentar e socializar ações e projetos desenvolvidos pelos Movimentos Sociais e/ou prefeituras de forma a apresentar um novo leque de alternativas e possibilidades, com o intuito de fortalecer cada vez mais o programa TOPA.
A Supervisora Regional, Claudicéia Souza Maciel, fez a abertura do evento, fazendo uma breve explanação sobre a programação, aproveitando também o momento para prestar esclarecimentos referentes ao funcionamento do programa nesta IV etapa.
Em seguida, a Pedagoga Marizete Pereira de Oliveira, com o tema: “Panorama Geral da EJA na Educação”, de forma dinâmica, objetiva e clara, trouxe importantes questionamentos referentes à EJA, levando todos a refletirem mais profundamente a respeito da realidade da EJA na atualidade.
Também participou do evento, a Coordenadora Nercina Miranda Maciel, da cidade de Central, com a apresentação do Projeto de Reciclagem Produtos de Limpeza. A mesma falou das dificuldades de realizar o projeto, mas também enfatizou o quanto a realização do mesmo foi gratificante e significativo para a aprendizagem dos alunos, um projeto que foi além do espaço da sala de aula, com incentivo de práticas de desenvolvimento sustentável e de geração de economia e renda para as famílias.
Outro momento marcante do evento foi a socialização do Projeto de Estágio “A Presença dos Gêneros Textuais no Processo de Alfabetização” aplicados em uma das turmas do TOPA – Loteamento Vila Esperança, por Somais Mendes e Fabiane Porto, alunas da UNEB.
Também tivemos neste evento, a importante contribuição da Coordenadora de Área do NEJA/UNEB, Adylane Santos, nossa mais nova parceira na DIREC 21, com a realização da oficina: Caminhos pra o Desenvolvimento com Práticas Significativas para as Turmas do TOPA, direcionada aos Coordenadores e Gestores Locais Prefeitura.
Foram momentos muito significativos e produtivos. Pudemos perceber o quanto os que ali se faziam presentes saíram revigorados desse encontro. As ações e os projetos socializados encheram a todos de esperança e vontade de fazer diferente.
De maneira bem evidente, vimos que o Programa tem alcançado resultados satisfatórios em muitos casos, e que muitos alfabetizadores têm buscado alternativas viáveis e possíveis de realizar, promovendo a aprendizagem com os recursos disponíveis e obtendo êxito. O que só fortalece o Programa e os maiores beneficiados são os alunos.
É preciso respeitar o direto à cidadania, ao aprendizado e assegurar uma educação de qualidade. É assim que funciona o TOPA – Programa Todos pela Alfabetização. Afinal, é quando todo mundo topa que a mudança acontece de verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário