segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prorrogado o prazo para Adesão a 5ª Etapa do Programa TOPA.

As inscrições da Quinta Etapa do Programa TOPA foram prorrogadas para o dia 13/01/2012 para as Entidades, Movimento Sociais e Prefeituras.


O prazo final para envio dos documentos da SELEÇÃO DE COORDENADORES PARA A QUINTA ETAPA DO PROGRAMA TOPA fica prorrogado para 20/01/2012.


Não Fique de Fora!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Despedida da Supervisão Regional do TOPA - DIREC 21.

 Claudiceia Souza Maciel
“É preciso, na verdade, que a alfabetização de adultos e a pós-alfabetização, a serviço da reconstrução nacional contribuam para que o povo, tomando mais e mais a sua História nas mãos, se refaça na feitura da História. Fazer a História é estar presente nela e não simplesmente estar representando. [...] Quanto mais consciente faça a sua História, tanto mais o povo perceberá, com lucidez, as dificuldades que tem a enfrentar, no domínio econômico, social e cultural, no processo permanente da sua libertação.” (FREIRE). 

É com este pensamento de Paulo Freire que me despeço da Supervisão Regional do TOPA – DIREC 21 e aproveito para agradecer a todos aqueles que estiveram de forma especial presentes nesta história...

Agradeço em primeiro lugar, ao meu bom e maravilhoso Deus, que me deu força, sabedoria, coragem e saúde para enfrentar firmemente todos os obstáculos que me foram propostos durante esta caminhada (2009 a 2011). 

Não poderia esquecer-me da minha grande e estimada amiga, Sheila Briano de Oliveira (ex-supervisora), com quem eu tanto aprendi através de seu exemplo de bondade, humildade, profissionalismo, caráter, competência, compromisso social, ética e respeito ao próximo. 

Também a Marizete Pereira de Oliveira, admirável profissional, incomparável, “a melhor que já conheci”, grande amiga e ex-colega de trabalho (CODEB) e que apesar das inúmeras atribuições no tempo em que esteve na DIREC 21, sempre esteve presente, compartilhando seus conhecimentos e dando apoio ao programa quando solicitada.

À Maria da Conceição Araújo Correia, Diretora da DIREC 21, pela autonomia depositada, credibilidade e confiança no meu trabalho.

Ao Prefeito Municipal de Central, Leonandes Santana, que através do Convênio de Cooperação Técnica com a DIREC 21, oportunizou-me esta experiência que foi tão grandiosa e gratificante.

À Mônica Maria de Castro e Silva Dourado, responsável pelo financeiro da DIREC 21, pela disponibilidade e profissionalismo em executar todas as nossas ações referentes ao financeiro do TOPA-DIREC 21.

À Equipe de Digitadores pela importante contribuição e principalmente por ter feito do nosso espaço de trabalho um lugar alegre, agradável e sereno.

A todos os amigos da DIREC 21 pelo caloroso acolhimento com todos nós da equipe do TOPA, em especial, Alexsandro Matos, por nos acolher pacientemente em seu espaço (CPD) e também o motorista,  Raul das Virgens, pelo envolvimento e carinho pelo programa, demonstrado ao me acompanhar nas difíceis visitas noturnas às turmas do TOPA.

Ao Sindicato dos Bancários de Irecê, ao Presidente Carlos Alberto e demais componentes desta entidade, pela parceria em disponibilizar espaço para realizarmos as nossas reuniões.

A Edgar Martins de Souza, destacado empresário de Irecê, o qual disponibilizou  espaço para guardarmos material didático e pedagógico do TOPA, sendo, desta forma um grande parceiro do programa, proporcionando a nós tranqüilidade para que pudéssemos suprir  de forma gestora as turmas do TOPA de livros e material didático, amenizando assim os problemas da  IV etapa do TOPA – ciclo 2010/2011.

À Secretaria Municipal de Educação do município de Central (Adalberto Martins e Nercina Miranda) pela excelente parceria e também por disponibilizar espaço para armazenarmos os livros didáticos da IV Etapa do TOPA, o meu muitíssimo obrigado!

À Equipe gestora do Colégio Polivalente, pela parceria, apoio e disponibilidade em  ceder espaço para reuniões e também emprestar  equipamentos eletrônicos quando solicitados.

Aos representantes dos Movimentos Sociais (Sindicatos e Entidades) grandes parceiros, defensores das causas sociais, os principais responsáveis por fazerem este programa acontecer na ponta.

Às nossas prefeituras parceiras por acreditarem no programa e pela presteza em nos passar todas as informações, as quais éramos cobrados pela SEC/TOPA.

Ao Coordenador do Território de Identidade de Irecê e do CAA, Mário Augusto (Jacó) pelo enorme envolvimento com a Estratégia Saúde em Movimento, apoiando-nos no trabalho de divulgação e mobilização.

Ao Pólo Sindical de Irecê, através de um dos seus representantes, Leandro Martins, pela postura em não permitir à desaprovação na SEC/TOPA de 08 (oito) sindicatos da região, garantindo desta forma a participação de boa parte da região nesta IV etapa.

A todos os Alfabetizadores e Coordenadores por se doarem e terem TOPADO fazer este trabalho que vai muito mais além do que ensinar as pessoas a lerem e a escrever, sendo acima de tudo um trabalho social.

Aos nossos queridos alfabetizandos e alfabetizados, razão de ser deste Programa, pela disposição de se fazerem presentes nesta história, contribuindo para mudar os  rumos da história de analfabetismo no nosso estado.   

Ao NEJA/UNEB pela grande parceria firmada com a nossa DIREC 21, através de Geórgia Clark e de suas responsáveis e compromissadas Supervisoras de Área, Milene Sena e Adylane Santos.

Também aos formadores da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Irecê e Xique-Xique) em especial, Cinara Barbosa de Oliveira Moraes, pelo enorme apreço e compromisso social que demonstrou pelo programa em suas formações.

Aos meus nobres e guerreiros colegas supervisores/as pelos inesquecíveis momentos de companheirismo e aprendizado compartilhados.

E por fim, à Coordenação Geral do TOPA e toda a sua equipe pela coragem de TOPAREM este enorme desafio no Estado da Bahia, em especial à equipe da SEC que nos acompanhou nesta etapa, (Maria Célia Coelho, Márcio Argolo, Adelaide Guimarães) pelo empenho, responsabilidade e compromisso social com o  programa TOPA na nossa região.

Mesmo saindo da Supervisão do Programa TOPA vou continuar me sentindo presente na construção desta grande história, pois acredito que o TOPA é um excelente caminho para a construção de uma nova história no Estado da Bahia, uma história com menos analfabetismo e onde não mais haja “exploradores e explorados, dominantes e dominados”. Uma história onde haja mais justiça, democracia, mais oportunidade e uma maior qualidade de vida para Todos.

Um grande e caloroso abraço para todos e todas e que a V Etapa do TOPA seja um grande sucesso!


Feliz Natal e um Feliz 2012!
Irecê-BA – DIREC 21 - 16 de dezembro de 2011.

Claudiceia Souza Maciel
Pedagoga – UNEB
Graduanda em Administração – UNOPAR

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Topa inicia adesões para a 5ª etapa

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia deu início à fase de adesão para a 5ª etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Até o dia 22 de dezembro, prefeituras e entidades sociais do Estado podem realizar a adesão nas Diretorias Regionais de Educação. A meta é alfabetizar mais de 300 mil estudantes nesta 5ª etapa.



Entre as novidades para o ano de 2012, está a seleção dos coordenadores de turma e o monitoramento de todo o programa pela equipe técnica da Coordenação do Topa. “O nosso foco é, cada vez, mais, melhorar a qualidade pedagógica e a efetividade social do programa. Para isso, vamos realizar a seleção de coordenadores de acordo com o perfil de cada um, além de monitorar o programa nos locais”, disse Elenir Alves, coordenadora do Topa na Bahia.
A seleção acontece até o dia 22/12. Os interessados podem procurar a prefeitura para saber sobre requisitos e todo o procedimento a ser adotado. Ao todo, vão ser selecionados 3 mil coordenadores, que, entre outras atribuições, vão mobilizar a formação de, no mínimo, dez turmas na zona urbana e oito na zona rural dos municípios, sendo, no máximo 15, turmas para ambos os casos, providenciando o preenchimento completo dos formulários de cadastramento (alfabetizadores, turmas e alfabetizandos).  Também para 2012, foi elevado para 10 o número mínimo de estudantes em cada turma.

Combate ao analfabetismo – O Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.
As turmas de alfabetização estão presentes em todos os Territórios de Identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e até residências de alfabetizadores, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.
O Topa desenvolve, junto a cada turma, uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Cronograma para a 5ª etapa
Período de adesão: 21/11/2011 a 22/12/2011
Seleção dos coordenadores: 28/11/2011 a 22/12/2011
Cadastramento: 12/12/2011 a 29/02/2012
Ativação das turmas: 10/03/2012 a 25/03/2012
Data de início das aulas: 02/04/2012

Fonte: http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/2970

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Encerramento da 4ª Etapa do TOPA na Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança em Irecê.



No dia 28 e 29 de Novembro a Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança de Irecê realizou o encerramento da 4ª Etapa do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização.


      O evento foi aberto pela Coordenadora Sonia Maria que fez uma linda homenagem aos Alfabetizandos relembrando vários momentos desta 4ª Etapa. Em seguida passou a palavra para alguns alunos que deram depoimentos emocionantes, como o Sr. João que falou da sua emoção em poder trocar a sua antiga identidade que antes estava como analfabeto e hoje, graças ao TOPA, já pode assinar o seu próprio nome.  Dona Maria que aprendeu a escrever o seu nome aos 68 anos agradeceu ao TOPA e expressou a sua imensa gratidão ao Programa.
A presidente da Entidade Edna Lúcia agradeceu aos Alfabetizandos, Alfabetizadores, Coordenadora, a presença da Coordenadora de área Adelaide Guimarães que veio conhecer as turmas, em especial a Supervisora do TOPA na DIREC21 Claudiceia Souza Maciel pelo apoio,  excelente trabalho e carinho com todos fortalecendo, assim, o TOPA não somente em Irecê como em todo o seu território.

Parabenizou a todos os Alfabetizadores: “não foi fácil, más conseguimos alcançar o nosso objetivo alfabetizando quase todos os alunos desta Etapa, muitos poderão tirar a segunda via dos seus documentos, agora com a sua assinatura, muitos vão para a          EJA, e estamos contentes pois aqueles que não alcançaram a Base Alfabética poderão matricular-se na 5ª Etapa.”
Edna Lúcia agradeceu a Coordenadora Sonia Maria que por sua vez se despediu da Coordenação pela Entidade ao tempo que apresentou Daiane Almeida Amorim que irá participar do processo de seleção para Coordenadores para 5ª Etapa pela Associação Comunitária do Loteamento Vila Esperança. “Daiane tem competência e fará, sem dúvidas, um belo trabalho como Coordenador no TOPA, já provou isso sendo uma excelente Alfabetizadora”
Por fim aconteceu Amigo Secreto entre Alfabetizandos e Alfabetizadores, lanche e muita animação.
Importante salientar que a ACOLVIES foi a única Entidade no município de Irecê a aderir a 4ª Etapa, abraçando 10 turmas com aproximadamente 150 alunos.