quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Certificação da 3ª Etapa do TOPA em Salvador


 Na última sexta-feira, 10 de dezembro do corrente ano, aconteceu em Salvador a Cerimônia de Certificação de 291 mil alunos alfabetizados na terceira etapa do programa estadual TOPA - Todos Pela Alfabetização.
O evento contou com  participação de várias autoridades do estado, deputados e o Governador Jaques Wagner, além da ilustre presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
 
A DIREC 21 foi representada pela Entidade da Vila Esperança de Irecê, Associação dos Agricultores Familiares de Mirorós e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gentio do Ouro. O coletivo que viajou para participar da certificação em Salvador foi formado por alunos e representantes das entidades acompanhados pela Supervisora Regional do TOPA da DIREC 21, a Srª. Claudiceia Souza Maciel.
A caravana saiu na quinta- feira, 09 de dezembro, partindo da DIREC 21 às 10h da manhã. A viagem foi muito tranqüila, exatamente da forma que o grupo pediu em uma oração antes da saída.
Na chegada em Salvador o grupo se dirigiu diretamente para o Hotel Pituba Plaza onde jantaram e tiveram uma ótima noite de descanso para no dia seguinte participarem da Certificação. 

“O evento foi, sem dúvida, um momento ímpar na vida de todos nós” expressou com muito entusiasmo o representante da Associação de Mirorós, Ocelmário.

A equipe TOPA DIREC 21 parabeniza a todos os organizadores deste grandioso evento e também aos representantes de entidades, coordenadores e alfabetizadores que abrilhantaram esta grande festa do TOPA.  
Sobretudo, gostaríamos de parabenizar as grandes estrelas da noite, a todos aqueles que passaram por cima de todas as dificuldades e lutaram para realizar o grande sonho de aprender a ler e a escrever, recebendo neste momento o passaporte para decolar no mundo do conhecimento.  

Muitos pararam de freqüentar a escola na juventude por motivos diversos. Em alguns casos foi à necessidade de trabalhar a fim de ajudar na renda familiar, cuidar de responsabilidades domésticas, outros não tiveram acesso à escola devido à restrição dos próprios pais.

Apesar disso, mesmo com o passar das décadas o desejo de aprender a ler e a escrever ainda está aceso no coração de muitos homens e mulheres. Os mesmos tem retornado ao espaço escolar na terceira idade, superando seus próprios medos, receios e o preconceito por parte até mesmo de alguns de seus entes queridos, superando assim  todos os obstáculos impostos, conseguindo com isto elevar a sua auto-estima, resgatando cidadania e conquistando autonomia, diminuindo sua dependência para a realização de tarefas simples, como ler um rótulo de um produto no supermercado ou mesmo uma bula de um medicamento.

São dignos de elogios todos estes cidadãos, que apesar da idade avançada tem superado seus limites e comprovado por experiência própria, o que a ciência tem buscado mostrar, que a idade não é um obstáculo para continuar aprendendo, pelo contrário, é um algo importantíssimo para que as pessoas tenham mais qualidade de vida.
Junto com estes, muitos jovens e adultos que por motivos diversos, não freqüentaram ou deixaram a escola também tem sido beneficiados com  o TOPA, com possibilidade de assim  ingressarem na rede regular de ensino.

Parabéns a todos os 751 mil Alfabetizados pelo Programa TOPA e em especial  a todos os Alfabetizados pelo TOPA no Território de Identidade de Irecê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário