quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Certificação da 3ª Etapa do TOPA em Salvador
Na última sexta-feira, 10 de dezembro do corrente ano, aconteceu em Salvador a Cerimônia de Certificação de 291 mil alunos alfabetizados na terceira etapa do programa estadual TOPA - Todos Pela Alfabetização.
O evento contou com participação de várias autoridades do estado, deputados e o Governador Jaques Wagner, além da ilustre presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
O evento contou com participação de várias autoridades do estado, deputados e o Governador Jaques Wagner, além da ilustre presença do Presidente Luís Inácio Lula da Silva.
A DIREC 21 foi representada pela Entidade da Vila Esperança de Irecê, Associação dos Agricultores Familiares de Mirorós e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gentio do Ouro. O coletivo que viajou para participar da certificação em Salvador foi formado por alunos e representantes das entidades acompanhados pela Supervisora Regional do TOPA da DIREC 21, a Srª. Claudiceia Souza Maciel.
A caravana saiu na quinta- feira, 09 de dezembro, partindo da DIREC 21 às 10h da manhã. A viagem foi muito tranqüila, exatamente da forma que o grupo pediu em uma oração antes da saída.
Na chegada em Salvador o grupo se dirigiu diretamente para o Hotel Pituba Plaza onde jantaram e tiveram uma ótima noite de descanso para no dia seguinte participarem da Certificação.
A caravana saiu na quinta- feira, 09 de dezembro, partindo da DIREC 21 às 10h da manhã. A viagem foi muito tranqüila, exatamente da forma que o grupo pediu em uma oração antes da saída.
Na chegada em Salvador o grupo se dirigiu diretamente para o Hotel Pituba Plaza onde jantaram e tiveram uma ótima noite de descanso para no dia seguinte participarem da Certificação.
“O evento foi, sem dúvida, um momento ímpar na vida de todos nós” expressou com muito entusiasmo o representante da Associação de Mirorós, Ocelmário.
A equipe TOPA DIREC 21 parabeniza a todos os organizadores deste grandioso evento e também aos representantes de entidades, coordenadores e alfabetizadores que abrilhantaram esta grande festa do TOPA.
Sobretudo, gostaríamos de parabenizar as grandes estrelas da noite, a todos aqueles que passaram por cima de todas as dificuldades e lutaram para realizar o grande sonho de aprender a ler e a escrever, recebendo neste momento o passaporte para decolar no mundo do conhecimento.
Muitos pararam de freqüentar a escola na juventude por motivos diversos. Em alguns casos foi à necessidade de trabalhar a fim de ajudar na renda familiar, cuidar de responsabilidades domésticas, outros não tiveram acesso à escola devido à restrição dos próprios pais.
Apesar disso, mesmo com o passar das décadas o desejo de aprender a ler e a escrever ainda está aceso no coração de muitos homens e mulheres. Os mesmos tem retornado ao espaço escolar na terceira idade, superando seus próprios medos, receios e o preconceito por parte até mesmo de alguns de seus entes queridos, superando assim todos os obstáculos impostos, conseguindo com isto elevar a sua auto-estima, resgatando cidadania e conquistando autonomia, diminuindo sua dependência para a realização de tarefas simples, como ler um rótulo de um produto no supermercado ou mesmo uma bula de um medicamento.
São dignos de elogios todos estes cidadãos, que apesar da idade avançada tem superado seus limites e comprovado por experiência própria, o que a ciência tem buscado mostrar, que a idade não é um obstáculo para continuar aprendendo, pelo contrário, é um algo importantíssimo para que as pessoas tenham mais qualidade de vida.
Junto com estes, muitos jovens e adultos que por motivos diversos, não freqüentaram ou deixaram a escola também tem sido beneficiados com o TOPA, com possibilidade de assim ingressarem na rede regular de ensino.
Junto com estes, muitos jovens e adultos que por motivos diversos, não freqüentaram ou deixaram a escola também tem sido beneficiados com o TOPA, com possibilidade de assim ingressarem na rede regular de ensino.
Parabéns a todos os 751 mil Alfabetizados pelo Programa TOPA e em especial a todos os Alfabetizados pelo TOPA no Território de Identidade de Irecê.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
CERIMÔNIA DE FORMATURA DA 3ª ETAPA DO TOPA EM SALVADOR.
A DIREC – 21 estará levando uma caravana de representantes das entidades e alunos do TOPA para receberem a certificação na Cerimônia de Formatura da 3ª etapa do TOPA no dia 10 de dezembro em Salvador. O evento contará com a presença de representantes de Entidades e Prefeituras e Alunos de todo o estado da Bahia. O Governador Jaques Wagner e o Presidente Luis Inácio Lula da Silva também participarão da Solenidade.
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
ENCERRADAS AS ADESÕES PARA 4ª ETAPA DO PROGRAMA TOPA.
O prazo final para adesão foi até o dia 18 de novembro, logo a orientação que temos é que não haverá mais nenhuma aceitação de adesão de entidades, pois precisamos nos organizar para melhor desempenho do nosso trabalho.
Assim que recebermos as informações das Entidades examinadas e aprovadas estaremos solicitando, às mesmas, as fichas para iniciarmos o cadastramento.
Equipe TOPA DIREC - 21.
____________________________________________________________
____________________________________________________________
AGENDA DE ENTREGA DE ÓCULOS - DEZEMBRO
FIQUEM ATENTOS AOS MUNICÍPIOS, DATAS, LOCAIS E HORÁRIOS DE ENTREGA DOS ÓCULOS DOS ALUNOS DO TOPA QUE PARTICIPARAM DA ESTRATÉGIA SAÚDE EM MOVIMENTO.
____________________________________________________________________________
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
TRABALHO DE CAMPO DOS ALUNOS DO TOPA DA ASSOCIAÇÃO VILA ESPERANÇA DE IRECÊ.
O IFBA – Instituto Federal da Bahia – Campus Irecê esta instalado na comunidade de Vila Esperança a qual foi inicialmente formada por casas populares e pessoas de baixa renda. A comunidade possui atualmente 75 alunos freqüentando as turmas do TOPA.
Os alunos da Professora Daiane e alunos da Professora Edna Abade acompanhados da Coordenadora Sonia Maria e do Vice Presidente da Entidade Cassiano Cássio realizaram uma visita ao IFBA de Irecê no dia 16 de outubro de 2010 com o objetivo de mobilizar os alunos e conscientizá-los da importância de avançar nos estudos.
Os alunos ficaram maravilhados com a estrutura física do núcleo de tecnologia e se sentiram bastante motivados com a possibilidade de que, uma vez alfabetizados pelo TOPA poderão passar para EJA e um dia estarem inseridos nesta modalidade de curso profissionalizante.
Os alunos do TOPA desta comunidade são na maioria formados por trabalhadores rurais e outros que trabalharam como pedreiros, serventes e marceneiros na obra de construção do Campus do IFBA em Irecê.
A Coordenadora Sonia Maria chamou a atenção dos alunos que trabalharam na construção do prédio, incentivando-os para que eles voltassem àquele espaço, não como operários, mas sim como estudantes. Ela citou um trecho da conhecida música “Cidadão”, do cantor Zé Ramalho, aproveitando para motivar os seus alunos, levando-os a crer que a realidade deles pode e deve ser diferente daquela da música a qual retrata uma antiga realidade.
“A nossa realidade agora é outra, o nosso objetivo não é só ensinar-lhes a escrever seus nomes, mas sim dar-lhes a oportunidade de avançar seus estudos, entrar na EJA, fazer um curso técnico, fazer uma faculdade!” explicou a Coordenadora Sonia Maria.
E este é o sonho compartilhado por todos nós que contribuímos para fazer do TOPA um instrumento para garantir Dignidade e Cidadania para o nosso Povo!!!
“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade” Raul Seixas.
______________________________________________________
terça-feira, 23 de novembro de 2010
AGENDA DE ENTREGA DE ÓCULOS
FIQUEM ATENTOS AOS MUNICÍPIOS, DATAS, LOCAIS E HORÁRIOS DE ENTREGA DOS ÓCULOS DOS ALUNOS DO TOPA QUE PARTICIPARAM DA ESTRATÉGIA SAÚDE EM MOVIMENTO
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
ACONTECEU O CERIMONIAL DE ENTREGA DE ÓCULOS DOS ALUNOS DE IRECÊ QUE PARTICIPARAM DA ESTRATÉGIA SAÚDE EM MOVIMENTO 2010.
Na ultima quarta-feira, 10 de novembro do corrente ano, foi realizado o Cerimonial de Entrega de Óculos dos Alunos do TOPA de Irecê. A solenidade foi marcada pela expressiva presença dos alunos do TOPA vinculados às Entidades. Se fazendo presentes representantes de entidades, como: a presidente da Associação de Moradores do Bairro Boa Vista, a Senhora Dolores, também a Coordenadora da Entidade Vila Esperança, a Srª. Sônia Maria, que mobilizou muitos alunos da sua Entidade.
Na oportunidade a Supervisora Regional do TOPA – DIREC 21, a Srª. Claudiceia Souza Maciel falou – da importância deste trabalho da SESAB em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, beneficiando assim muitos alunos no Território de Identidade de Irecê e em toda Bahia.
Destacou também a importância de todo o Programa para a vida das pessoas, demonstrando todo seu empenho e entusiasmo com o Programa para a próxima Etapa, prevista para iniciar em 31 de janeiro de 2011.
A Diretora da DIREC 21, a Profª. Maria da Conceição Araújo Correia, destacou a importância do trabalho realizado pelo Programa TOPA e o quanto é gratificante este contato direto com as pessoas, para as quais dedicamos os nossos esforços, o que ficou demonstrado no seu esforço em estar presente em mais um evento do TOPA da DIREC 21, se fazendo presente mesmo com dificuldades de locomoção (problema no pé).
Esteve também presente, o Exmo. Prefeito Municipal de Irecê, o Sr. José Carlos das Virgens, o qual destacou o excelente trabalho realizado pelo Governo do Estado da Bahia na redução do índice de analfabetismo do Estado. Enfatizou a importância que a Estratégia Saúde em Movimento trouxe para a vida das pessoas, oportunizando a realização de procedimentos de média complexidade na área oftalmológica (cirurgias de cataratas, pterígio, etc.), realização de exames oftalmológicos com a distribuição gratuita de óculos para os alunos do TOPA. È mais cidadania e mais saúde para quem mais precisa!
E as entregas de óculos dos alunos de Irecê continua sendo realizadas na DIREC 21, na Praça Francisco Marques Dourado, s/n no centro de Irecê-Bahia.
Outra Boa Noticia é que, esta semana, recebemos na DIREC 21 mais óculos, agora dos Municípios de Ibipeba, Ibititá, Central, Mulungu do Morro, Canarana, Presidente Dutra e Itaguaçu de Bahia. A Equipe do TOPA já está organizando e preparando as listas dos alunos destes municípios que receberão os óculos. Em breve estaremos enviando aos Representantes, Coordenadores e Alfabetizadores as devidas listas com os nomes e as datas para entrega dos óculos, FIQUEM ATENTOS!!!
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Dia 10 de novembro acontecerá a entrega dos óculos dos alunos do TOPA de Irecê que participaram da Estratégia Saúde em Movimento 2010.
O Cerimonial de entrega dos óculos será realizado no Sindicato dos Bancários de Irecê, das 8:00 as 11:00 horas da manhã na proxima quarta-feira (10/11/10).
NÃO FALTEM !!!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
OS ALFABETIZANDOS DE AMERICA DOURADA JÁ COMEÇARAM A RECEBER OS ÓCULOS !!!
Nesta quarta-feira, 03 de novembro a Supervisora Regional do TOPA – DIREC 21 esteve na cidade de América Dourada entregando alguns Óculos dos alunos do TOPA que participaram da Estratégia Saúde em Movimento 2010.
Para felicidade dos alunos do TOPA beneficiados por este maravilhoso Programa, a entrega aconteceu na própria localidade deles, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de América Dourada.
Olha só a satisfação do pessoal recebendo seus óculos!!! É esta a motivação que nos fortalece para continuar firmes com o objetivo de fazer cada vez mais, garantindo cidadania e melhor qualidade de vida para o nosso povo.
Olha só a satisfação do pessoal recebendo seus óculos!!! É esta a motivação que nos fortalece para continuar firmes com o objetivo de fazer cada vez mais, garantindo cidadania e melhor qualidade de vida para o nosso povo.
E as entregas de Óculos continuam!!! Na próxima quarta-feira dia 10 de novembro, das 8:00 às 11:00 horas da manhã será a vez dos alunos de Irecê. A cerimônia de entrega ocorrerá no Sindicato dos Bancários de Irecê. FIQUEM ATENTOS!!!
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
FOI REALIZADA A REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO E CADASTRAMENTO PARA 4ª ETAPA DO TOPA.
Aconteceu na última quarta-feira dia 27/10, pela manhã, no Sindicato dos Bancários de Irecê a tão esperada Reunião de Mobilização e Cadastramento para a 4ª Etapa do TOPA. Estiveram presentes representantes de diversas Entidades e Secretarias de Educação dos seguintes municípios: América Dourada, Barro Alto, Canarana, Cafarnaum, Central, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique–xique.
O evento também contou com a presença da Diretora da DIREC21, Maria Conceição Araújo, que explanou sobre as suas expectativas em relação ao programa e também da Coordenadora de Educação Básica, a Srª. Marizete Oliveira, servidora que tem nos apoiado em diversas ações do Programa.
O evento foi considerado pela Equipe do TOPA – DIREC21 muito produtivo. Foi um momento em que, a Supervisora do Programa, Claudicéia Maciel, pode explicar e detalhar melhor questões sobre adesão, a nova documentação das Entidades e Prefeituras a serem apresentadas, os critérios de cadastramento, as metas para cada município e também os prazos previstos para entrega de documentação, de turmas, cadastramento, ativação e inicio das aulas.
O sucesso do evento só fez renovar em todos os envolvidos a garra e a esperança de realizar cada vez mais, buscando consolidar as ações do Programa na perspectiva de maiores avanços, afim de que possamos dar a nossa parcela de contribuição na diminuição dos índices de analfabetismo do nosso País, da nossa querida Bahia, em especial do nosso Território.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
VEJA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ADERIR A 4ª ETAPA DO PROGRAMA TOPA
Documentação Necessária para Prefeituras – 4ª Etapa/Ciclo 2010/2011
1. Termo de Adesão, devidamente assinado pelo dirigente (Prefeito/a);
2. Cópia do CNPJ da prefeitura;
3. Cópia do RG e CPF do dirigente municipal (Prefeito/a);
4. Cópia do Termo de Posse devidamente registrado em cartório;
5. Cópia do comprovante de residência do dirigente municipal (em nome do mesmo);
6. Certidões Negativas de Débito (Tributária Federal e Estadual, Embasa e Conder);
7. Comprovante de Abertura de Conta Jurídica no Banco do Brasil, específica para o Programa TOPA - o comprovante deve ser emitido em papel timbrado do Banco;
8. Certidão Negativa do SICON - Sistema de Informações Gerenciais de Convênios e Contratos;
9. Certidões de Regularidade com o INSS e FGTS;
10. Ofício com a meta a ser atendida pela Prefeitura (quantidade de turmas, alunos/as, alfabetizadores, coordenadores e tradutores intérpretes de LIBRAS, que serão cadastrados);
11. Apresentar cópias dos comprovantes de escolaridade para alfabetizadores (Histórico Escolar/Ensino Médio Concluído) e para Coordenadores de Turmas (Histórico Escolar ou Diploma/Ensino Superior Concluído ou Declaração da Unidade de Ensino de que está cursando o Ensino Superior);
12. Declaração de Capacidade Técnica da Prefeitura (declarar experiências anteriores em alfabetização e a disponibilidade de espaços adequados para o bom funcionamento das turmas).
Documentação Necessária para Entidades – 4ª Etapa/Ciclo 2010/2011
1. Termo de Adesão, devidamente assinado pelo representante legal;
2. Cópia do CNPJ da entidade (deverá comprovar no mínimo um ano de existência);
3. Cópia do Estatuto;
4. Cópia do RG e CPF do representante legal;
5. Cópia do Termo ou Ata de Posse do representante legal, devidamente registrado em cartório;
6. Cópia do comprovante de residência do representante legal (em nome do mesmo);
7. Cópia do comprovante de endereço da sede da Entidade (sede municipal);
8. Certidões Negativas de Débito (Tributária Federal e Estadual, Embasa e Conder);
9. Certidão Negativa do SICON - Sistema de Informações Gerenciais de Convênios e Contratos;
10. Certidões de Regularidade com o INSS e FGTS;
11. Ofício com a meta a ser atendida pela Entidade (quantidade de turmas, alunos/as, alfabetizadores, coordenadores e tradutores intérpretes de LIBRAS, que serão cadastrados);
12. Apresentar cópias dos comprovantes de escolaridade para alfabetizadores (Histórico Escolar/Ensino Médio Concluído) e para Coordenadores de Turmas (Histórico Escolar ou Diploma/Ensino Superior Concluído ou Declaração da Unidade de Ensino de que está cursando o Ensino Superior);
13. Declaração de Capacidade Técnica da Entidade (declarar experiências anteriores em alfabetização e a disponibilidade de espaços adequados para o bom funcionamento das turmas).
Obs.: Após aprovação pela Coordenação do Programa TOPA da adesão, a Entidade deverá apresentar ainda o comprovante de Abertura de Conta Jurídica no Banco do Brasil, específica para o Programa TOPA, emitido em papel timbrado do Banco.
Orientações para ter acesso as Certidões Negativa de Débito Entidade e Prefeitura
Para ter acesso a certidão negativa de Débito Tributário Federal é preciso entrar no site: www.receita.fazenda.gov.br → Empresa → Certidões → Emitir Certidão (PJ);
Para ter acesso a certidão negativa de Débito Tributário Estadual é preciso entrar no site:
www.sefaz.ba.gov.br → Certidão Negativa → Certidões → Débitos de Tributos → CNPJ;
Para ter acesso a certidão do SICON é preciso entrar no site:
www.sefaz.ba.gov.br → Finanças Públicas → Sistema de Gestão Pública → SICON → Informações de Convênios e Contratos;
Para ter acesso a certidão Negativa de Débito FGTS é preciso entrar no site
www.caixa.gov.br → Serviços ao Cidadão → Clique aqui para prosseguir → Inscrição → CNPJ → Consultar;
Para ter acesso a certidão Negativa de Débito Embasa é preciso entrar no site:
www.embasa.ba.gov.br → Serviços → Certidão Negativa → CNPJ → Enviar
Para ter acesso a certidão Negativa de Débito Conder é preciso entrar no site:
www.conder.ba.gov.br → home → Certidão Negativa → CNPJ
Para ter acesso a certidão Negativa de Débito INSS é preciso entrar no site
www.dataprev.gov.br → CND → CNPJ
4ª ETAPA do TOPA - Informes Básicos sobre a Resolução CD/FNDE nº 06, de 16 de abril de 2010.
01 - BENEFICIÁRIOS:
A) Jovens com 15 anos, adultos, idosos não alfabetizados;
B) Voluntários Alfabetizadores;
C) Voluntários Coordenadores de Turmas;
D) Voluntários Tradutores Intépretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
02 – CARGA HORÁRIA:
• 08 (oito) meses com, no mínimo 320 (trezentos e vinte horas);
• Horas de aula 02:30 (duas horas e meia) 4 vezes na semana mais 02:30 (duas horas e meia) de planejamento.
03 – FORMAÇÃO DAS TURMAS (números de alfabetizandos por turma)
• ZONA RURAL: turmas formadas por no mínimo 07 (sete) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);
• ZONA URBANA: turmas formadas por no mínimo 14 (quatorze) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);
Atenção! Alunos com necessidades especiais, máximo de três alfabetizandos por turma.
04 – COORDENADORES DE TURMAS:
• ZONA RURAL: deverá ter no mínimo 05 (cinco) máximo de 13 turmas;
• ZONA URBANA: deverá ter no mínimo 07 (sete) máximo de 13 turmas;
05 – PAGAMENTO BOLSAS:
• ALFABETIZADORES – 01 turma ativa R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Turma com alfabetizandos com necessidade especial (03 alunos) por turma R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais).
• ALFABETIZADORES – 02 turmas ativas R$ 500,00 (quinhentos reais). Deverá atender às condicionalidades: horários distintos, espaço físico para as duas turmas.
• TRADUTORES INTERPRETES DE LIBRAS - Bolsa de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais).
COORDENADORES DE TURMA – Bolsa de R$ 500,00 (quinhentos reais).
06 – PERFIL:
• ALFABETIZADORES – Ser professor da rede pública de ensino e/ou alfabetizador popular.
• Ter no mínimo, formação de nível médio completo;
• Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e Adultos.
COORDENADORES – Ter preferencialmente, nível superior;
• Ter no mínimo, formação de nível médio;
• Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e adultos;
• Apresentar disponibilidades de tempo, para o acompanhamento das turmas;
07 – PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:
COORDENADORES DE TURMAS:
• Acompanha o processo de alfabetização de jovens e adultos, realiza a supervisão pedagógica da alfabetização de no máximo 13 turmas;
• Acompanha o planejamento e a aplicação dos testes congnitivos de entrada e de saída dos alfabetizandos fazendo os devidos encaminhamentos dos resultados.
• Planeja e ministra, em conjunto com o gestor local, a formação continuada em serviço dos alfabetizadores;
• Identifica e relata ao gestor local as dificuldades de implantação do programa;
• Supervisiona e registra as ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, ao registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos;
• Supervisiona e articula, junto com o gestor local, ou representantes dos movimentos sociais encaminhamentos dos jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos.
• Planeja e supervisiona estratégias de fomento à leitura, em parceria com os alfabetizadores.
• Identifica, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.
• Controla e, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.
A) Jovens com 15 anos, adultos, idosos não alfabetizados;
B) Voluntários Alfabetizadores;
C) Voluntários Coordenadores de Turmas;
D) Voluntários Tradutores Intépretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
02 – CARGA HORÁRIA:
• 08 (oito) meses com, no mínimo 320 (trezentos e vinte horas);
• Horas de aula 02:30 (duas horas e meia) 4 vezes na semana mais 02:30 (duas horas e meia) de planejamento.
03 – FORMAÇÃO DAS TURMAS (números de alfabetizandos por turma)
• ZONA RURAL: turmas formadas por no mínimo 07 (sete) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);
• ZONA URBANA: turmas formadas por no mínimo 14 (quatorze) e no máximo 25 (vinte e cinco alfabetizandos);
Atenção! Alunos com necessidades especiais, máximo de três alfabetizandos por turma.
04 – COORDENADORES DE TURMAS:
• ZONA RURAL: deverá ter no mínimo 05 (cinco) máximo de 13 turmas;
• ZONA URBANA: deverá ter no mínimo 07 (sete) máximo de 13 turmas;
05 – PAGAMENTO BOLSAS:
• ALFABETIZADORES – 01 turma ativa R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Turma com alfabetizandos com necessidade especial (03 alunos) por turma R$ 275,00 (duzentos e setenta e cinco reais).
• ALFABETIZADORES – 02 turmas ativas R$ 500,00 (quinhentos reais). Deverá atender às condicionalidades: horários distintos, espaço físico para as duas turmas.
• TRADUTORES INTERPRETES DE LIBRAS - Bolsa de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais).
COORDENADORES DE TURMA – Bolsa de R$ 500,00 (quinhentos reais).
06 – PERFIL:
• ALFABETIZADORES – Ser professor da rede pública de ensino e/ou alfabetizador popular.
• Ter no mínimo, formação de nível médio completo;
• Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e Adultos.
COORDENADORES – Ter preferencialmente, nível superior;
• Ter no mínimo, formação de nível médio;
• Ter experiência anterior em educação, preferencialmente, em educação de Jovens e adultos;
• Apresentar disponibilidades de tempo, para o acompanhamento das turmas;
07 – PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES:
COORDENADORES DE TURMAS:
• Acompanha o processo de alfabetização de jovens e adultos, realiza a supervisão pedagógica da alfabetização de no máximo 13 turmas;
• Acompanha o planejamento e a aplicação dos testes congnitivos de entrada e de saída dos alfabetizandos fazendo os devidos encaminhamentos dos resultados.
• Planeja e ministra, em conjunto com o gestor local, a formação continuada em serviço dos alfabetizadores;
• Identifica e relata ao gestor local as dificuldades de implantação do programa;
• Supervisiona e registra as ações relacionadas à distribuição do material escolar e pedagógico, ao registro civil, aos exames oftalmológicos e distribuição de óculos;
• Supervisiona e articula, junto com o gestor local, ou representantes dos movimentos sociais encaminhamentos dos jovens, adultos e idosos já alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos.
• Planeja e supervisiona estratégias de fomento à leitura, em parceria com os alfabetizadores.
• Identifica, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.
• Controla e, em parceria com os alfabetizadores sob sua coordenação, alfabetizandos com necessidades educacionais especiais associadas a deficiências nas turmas do Programa Brasil Alfabetizado.
Remarcação de Data de Entrega dos óculos.
Por conta de imprevistos alheios à nossa vontade não foi possível realizar a entrega dos óculos na referida data.
Logo entraremos em contato para a remarcação de nova data.
Agradecemos a todos pela compreenção.
TOPA
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
A REUNIÃO DE MOBILIZAÇÃO E CADASTRAMENTO PARA 4ª ETAPA ACONTECERÁ DIA 27 DE OUTUBRO.
Na oportunidade discutiremos sobre a 4ª Etapa do Programa TOPA - Todos Pela Alfabetização, os Informes básicos, Resoluções do FNDE, os Requisitos para adesão, entre outros pontos importantes.
Click no Link para ampliar
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
BOA NOTÍCIA!!! Os óculos dos alunos do topa que participaram da Estratégia Saúde em Movimento já estão sendo distribuidos no território de Irecê.
Até o momento a DIREC21 recebeu os óculos dos alunos do TOPA dos municípios de Irecê e América Dourada que participaram da Estratégia Saúde em movimento em Iraquara e Miguel Calmon. A distribuição será feita nos devidos municípios e os óculos serão entregues diretamente nas mãos de cada aluno.
Segue abaixo a lista dos alunos que deverão comparecer na sede do Sindicato dos Trabalhadores para retirar seus óculos:
Click na imagem para ampliar.
No dia 29 de Outubro (sexta-feira) será a vez dos alunos de Irecê !!!
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
ESCUTA ABERTA DO TOPA 2009 - DIREC 21
Aconteceu dia 17 de setembro do corrente ano a “ESCUTA ABERTA 2009” da DIREC 21, no Sindicato dos Bancários de Irecê. Pela parte da manhã contamos com a presença dos representantes dos Movimentos Sociais e Sindicais. À tarde, a programação foi direcionada aos representantes das Prefeituras e Gestores Locais.
Dentre os nossos parceiros dos Movimentos Sociais e Sindicais estiveram presentes representantes de Irecê, Ibititá, Xique-xique, Gentio do Ouro, Presidente Dutra, Itaguaçu da Bahia, Lapão e Ibipeba. Dentre as oito prefeituras parceiras, registramos, Irecê, Ibipeba, Presidente Dutra, Ibititá e Itaguaçu da Bahia. Na nossa avaliação a região foi muito bem representada.
Se faz importante também registrar a presença ilustre, logo no início, da nossa Diretora Maria da Conceição Araújo Correia, que externou a sua preocupação com a parte pedagógica do Programa, a qual defendeu a tese de ter mais professores acadêmicos neste projeto.
Todos os anos este evento vinha acontecendo em Salvador, este ano para alegria de todos os/as parceiros/as aconteceu a nível regional, sendo na nossa avaliação muito mais produtivo.
O momento da ESCUTA ABERTA é um evento que tem como objetivo principal dialogar e ouvir os seus parceiros sobre as dificuldades e os avanços do Programa como um todo. Um momento de avaliação mesmo do programa, assim como a atuação, a responsabilidade e o compromisso que cada um deve ter com a causa do analfabetismo no nosso estado, que infelizmente ocupa um dos primeiros lugares no ranking do analfabetismo no nosso país.
A discussão foi mediada pela equipe de mobilização do TOPA, a profª Ivone Santana e o profº Paulo Gomes. Todos os presentes tiveram oportunidade de debater construtivamente, externando os mais constantes problemas e impasses ocorridos na 3ª etapa.
Também foi feita uma avaliação sobre a Estratégia Saúde em Movimento, sendo estendida também a discussão para os critérios de cadastramento para a 4ª etapa do programa, sendo destacado o cuidado que todos deverão ter com o cadastramento na próxima etapa, levando-se em conta que será bem mais criteriosa.
Dentre os nossos parceiros dos Movimentos Sociais e Sindicais estiveram presentes representantes de Irecê, Ibititá, Xique-xique, Gentio do Ouro, Presidente Dutra, Itaguaçu da Bahia, Lapão e Ibipeba. Dentre as oito prefeituras parceiras, registramos, Irecê, Ibipeba, Presidente Dutra, Ibititá e Itaguaçu da Bahia. Na nossa avaliação a região foi muito bem representada.
Se faz importante também registrar a presença ilustre, logo no início, da nossa Diretora Maria da Conceição Araújo Correia, que externou a sua preocupação com a parte pedagógica do Programa, a qual defendeu a tese de ter mais professores acadêmicos neste projeto.
Todos os anos este evento vinha acontecendo em Salvador, este ano para alegria de todos os/as parceiros/as aconteceu a nível regional, sendo na nossa avaliação muito mais produtivo.
O momento da ESCUTA ABERTA é um evento que tem como objetivo principal dialogar e ouvir os seus parceiros sobre as dificuldades e os avanços do Programa como um todo. Um momento de avaliação mesmo do programa, assim como a atuação, a responsabilidade e o compromisso que cada um deve ter com a causa do analfabetismo no nosso estado, que infelizmente ocupa um dos primeiros lugares no ranking do analfabetismo no nosso país.
A discussão foi mediada pela equipe de mobilização do TOPA, a profª Ivone Santana e o profº Paulo Gomes. Todos os presentes tiveram oportunidade de debater construtivamente, externando os mais constantes problemas e impasses ocorridos na 3ª etapa.
Também foi feita uma avaliação sobre a Estratégia Saúde em Movimento, sendo estendida também a discussão para os critérios de cadastramento para a 4ª etapa do programa, sendo destacado o cuidado que todos deverão ter com o cadastramento na próxima etapa, levando-se em conta que será bem mais criteriosa.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
FLUXOGRAMA DE ENCAMINHAMENTO DO ALFABETIZANDO TOPA.
FLUXOGRAMA DE ENCAMINHAMENTO DO ALFABETIZANDO TOPA.
DIREC/SUPERVISOR(A) (AGENDA)
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PRESTADOR
SECRETARIA ESTADULA DE EDUCAÇÃO
DIREC/SUPERVISOR(A)
A DIREC envia a lista de alunos para A SEC (TOPA), que passa para o prestador, esse faz o agendamento e devolve para SEC/TOPA que por sua vez encaminha para DIREC os dias e alunos agendados.
OBSERVAÇÃO: Os alfabetizandos deverão comparecer à unidade de atendimento portando documento de identidade, cartão SUS e crachá com código de matrícula SBA.
Não deslocar acima de 150Km de distância
DIREC/SUPERVISOR(A) (AGENDA)
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
PRESTADOR
SECRETARIA ESTADULA DE EDUCAÇÃO
DIREC/SUPERVISOR(A)
A DIREC envia a lista de alunos para A SEC (TOPA), que passa para o prestador, esse faz o agendamento e devolve para SEC/TOPA que por sua vez encaminha para DIREC os dias e alunos agendados.
OBSERVAÇÃO: Os alfabetizandos deverão comparecer à unidade de atendimento portando documento de identidade, cartão SUS e crachá com código de matrícula SBA.
Não deslocar acima de 150Km de distância
terça-feira, 20 de julho de 2010
ATENDIMENTO OFTAMOLOGICO
A Secretaria Estadual de Saúde está implantando unidade fixa de
atendimento Oftalmológico no Hospital José Borba, em Santa Maria da
Vitória, através do Centro Avançado em Oftalmologia. A meta é atender
diariamente 100 (cem) alunos do TOPA ? PBA da região.
Para o atendimento é necessário que o aluno apresente o cartão SUS e
documento de identificação (RG, CPF ou Registro de Nascimento). Não serão
atendidos alunos sem a documentação exigida.
No momento, não podemos disponibilizar transporte, portanto, para
viabilizar o encaminhamento contamos com o apoio das Prefeituras
parceiras.
Segue, abaixo, fluxo de encaminhamento:
· Secretaria de Saúde Estadual disponibiliza o quantitativo de vagas;
· Supervisores, juntamente com as Prefeituras e Entidades mobilizam os
alunos e confirmam a utilização do quantitativo disponibilizado junto à
SEC (Equipe de Mobilização), caso não seja confirmada a utilização de
todo quantitativo, a SESAB disponibiliza as consultas não utilizadas pelo
TOPA para outros usuários;
· Supervisores encaminham listas de alunos, por município, que serão
atendidos para o e-mail topa.mobilizacao;
· Equipe de Mobilização encaminha confirmação da agenda para a SESAB;
· SESAB encaminha a lista dos alunos para o prestador (Centro Avançado
em Oftalmologia).
Esclarecemos que o atendimento aos alunos começará na segunda-feira (19/07)
. Solicitamos que vocês encaminhem a confirmação, até sexta-feira, sobre a
utilização das consultas.
Atenciosamente,
_________________________________________
Vilman Ferreira Solidade
Programa de Atenção Oftalmológica do TOPA
Equipe de Mobilização
TOPA - Todos Pela Alfabetização
atendimento Oftalmológico no Hospital José Borba, em Santa Maria da
Vitória, através do Centro Avançado em Oftalmologia. A meta é atender
diariamente 100 (cem) alunos do TOPA ? PBA da região.
Para o atendimento é necessário que o aluno apresente o cartão SUS e
documento de identificação (RG, CPF ou Registro de Nascimento). Não serão
atendidos alunos sem a documentação exigida.
No momento, não podemos disponibilizar transporte, portanto, para
viabilizar o encaminhamento contamos com o apoio das Prefeituras
parceiras.
Segue, abaixo, fluxo de encaminhamento:
· Secretaria de Saúde Estadual disponibiliza o quantitativo de vagas;
· Supervisores, juntamente com as Prefeituras e Entidades mobilizam os
alunos e confirmam a utilização do quantitativo disponibilizado junto à
SEC (Equipe de Mobilização), caso não seja confirmada a utilização de
todo quantitativo, a SESAB disponibiliza as consultas não utilizadas pelo
TOPA para outros usuários;
· Supervisores encaminham listas de alunos, por município, que serão
atendidos para o e-mail topa.mobilizacao;
· Equipe de Mobilização encaminha confirmação da agenda para a SESAB;
· SESAB encaminha a lista dos alunos para o prestador (Centro Avançado
em Oftalmologia).
Esclarecemos que o atendimento aos alunos começará na segunda-feira (19/07)
. Solicitamos que vocês encaminhem a confirmação, até sexta-feira, sobre a
utilização das consultas.
Atenciosamente,
_________________________________________
Vilman Ferreira Solidade
Programa de Atenção Oftalmológica do TOPA
Equipe de Mobilização
TOPA - Todos Pela Alfabetização
terça-feira, 29 de junho de 2010
30 mil livros são distribuídos para alfabetizandos do Topa
Começou neste sábado (26) a entrega de 30 mil livros para alfabetizados doprograma Todos pela Alfabetização (Topa). A ação integra o projeto Leiturapara Todos, que tem a proposta de incentivar o hábito da leitura nosjovens, adultos e idosos egressos do Topa. Cada alfabetizado receberá, emsua casa, um livro da coleção do Ministério da Educação, juntamente com umacarta-resposta, com postagem paga, onde deverão ser escritas suasimpressões sobre o conteúdo lido e enviada para a Secretaria da Educação. Àmedida que a Secretaria receber a correspondência, enviará um novo exemplare, assim, sucessivamente.
sexta-feira, 18 de junho de 2010
A Supervisora Regional do TOPA - DIREC21, Claudiceia Souza Maciel esteve nesta quarta-feira 16 de junho, realizando visitas de rotina em algumas turmas do TOPA na cidade de Irecê para ver de perto como o Programa esta funcionando em nosso município, a forma que os nossos alfabetizadores estão atuando, como tambem para ouvir a opinião, pedidos e sugestões dos alfabetizandos, sujeito principal do Programa TOPA.
Em todas as unidades por onde passamos, foi possivel perceber a dedicação, responsabilidade e o amor que os alfabetizadores estão encarando este trabalho social, exatamente como nos ensina o grande mestre Paulo Freire: "a educação deve ser um ato coletivo, solidário, um ato de amor".
Sem dúvidas, o que mais nos alegra e motiva é ver a importacia do TOPA na vida dos alfabetizandos que não escondem a satisfação para com este Programa que está proporcionando sua alfabetização, dotando-lhe com uma consciência política e, assim, abrindo portas para um verdadeiro exercício à cidadania.
Parabenizamos aos alunos e professores pela força de vontade, dedicação e determinação para enfrentar as dificuldades e os obstacúlos existentes e fazer do TOPA um instrumento de transformação na vida de cada um, na realidade do nosso estado e do Brasil.
"ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo."
Paulo Freire.
Em todas as unidades por onde passamos, foi possivel perceber a dedicação, responsabilidade e o amor que os alfabetizadores estão encarando este trabalho social, exatamente como nos ensina o grande mestre Paulo Freire: "a educação deve ser um ato coletivo, solidário, um ato de amor".
Sem dúvidas, o que mais nos alegra e motiva é ver a importacia do TOPA na vida dos alfabetizandos que não escondem a satisfação para com este Programa que está proporcionando sua alfabetização, dotando-lhe com uma consciência política e, assim, abrindo portas para um verdadeiro exercício à cidadania.
Parabenizamos aos alunos e professores pela força de vontade, dedicação e determinação para enfrentar as dificuldades e os obstacúlos existentes e fazer do TOPA um instrumento de transformação na vida de cada um, na realidade do nosso estado e do Brasil.
"ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo."
Paulo Freire.
Assinar:
Postagens (Atom)