quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Topa quer alfabetizar mais 250 mil pessoas em 2013


      Mais 1,18 milhão de pessoas foram alfabetizadas, até 2012, pelo Todos pela Alfabetização (Topa), o maior programa de alfabetização do Brasil. Em 2013, a meta do Governo do Estado da Bahia é alfabetizar mais 250 mil pessoas com o projeto em todo o Estado. Para isso, o Topa conta com a parceria das prefeituras e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas. Para participar da 6ª etapa, é necessário consultar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e realizar a inscrição até 31 de janeiro.
Com turmas de alfabetização presentes em todos os Territórios de Identidade, o programa ocupa espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro e presídios, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.
“O Topa tem realizado transformações aqui na nossa comunidade. Nunca vamos deixar de participar deste programa tão importante. Muitas pessoas conseguiram aprender a ler e conseguem, agora, continuar os estudos", disse Alberto Luiz Borges, do Projeto Social Desportivo Arrumadinho, em Cajazeiras, ressaltando que já fez a adesão à 6ª etapa.
Experiência – Junto a cada turma, o Topa abraça uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita.
A ex-aluna do Topa em Lauro de Freitas, Maria Arlinda, de 69 anos, ressalta a importância do projeto. “Gostei das aulas porque vi assuntos muito diferentes. No início, fui apenas para assistir, mas fui bem recebida e acebei ficando. Os professores são excelentes e carinhosos. É sempre bom aprender e fazer novas amizades”, disse.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Chegada da Nova Supervisora Regional do TOPA / DIREC 21

Caríssimos,

"...Então (o camponês) descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra,
ele é capaz também de transformar a cultura, renasce não mais como objeto dela,
mas também como sujeito da história". (Paulo Freire).
Estou de volta a esta Regional, mais uma vez como "sujeito" para contribuir e aprender com todos vocês que fazem a história acontecer em nosso território...
Quero desejar a cada um (a) um 2013 de paz, solidariedade, compreensão e acima de tudo compromisso e responsabilidade (este é o meu lema).
Estamos iniciando a 6ª etapa do TOPA com a certeza de que "dias melhores virão".

Abraços a todos (as)!
Marizete P. de Oliveira
(Supervisora Regional)
(74) 3641.3334 / 9969.0929




segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Pessoal, 

Não gosto muito de despedida, mas queria dizer que:

Sentirei saudades..
De todas as conversas e risadas compartilhadas,
Das individualidades de cada um, neste tão curto e intenso tempo (1 ano)..
Mas o bastante, para mudar conceitos, talvez, já pré-estabelecidos..
E consolidar uma amizade....
Dividimos, não só uma sala ou um espaço de trabalho, mas sim sorrisos, lágrimas e expectativas futuras...
Valeu a experiência de termos compartilhado momentos que ficarão para a vida toda....

Obrigada pelo carinho e amizade de cada um de vocês!!
Estarão pra sempre comigo!!!
Com carinho,

Tárcia  Barbosa Silva.