segunda-feira, 28 de maio de 2012

SAÚDE EM MOVIMENTO – EM OUROLÂNDIA



Entre os dias 09/05 à 18/05, a cidade de Ourolândia/BA recebeu o “Saúde em Movimento - mais saúde para quem precisa”. Este projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia e uma grande ação da SESAB em parceria com a SEC. Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tal ação surgiu da necessidade que, um número elevado de alunos do TOPA têm de realizar exames de vista e, para alegria de muitos, acabou se estendendo à população acima de 60 anos.


Um grande número de profissionais entre médicos (as), enfermeiros (as), técnicos de enfermagem, técnicos de apoio, etc estavam a postos, preparados e equipados para atender com eficiência a uma demanda de um mil pessoas por dia. Além de exames de vistas, estavam sendo realizadas cirurgias de Catarata. 


O Projeto também previu a oferta de óculos e garantiu o transporte para os alunos do TOPA. Apesar da correria e cansaço, valeu à pena cada esforço feito pela Equipe, ao ver o sorriso no rosto de cada pessoa atendida. Para muitos, voltar a enxergar renovou a vontade de viver, pois nunca é tarde para recomeçar e superar desafios. 

 Além de Ourolândia, o Saúde em Movimento já realizou mutirões em Conceição, Tucano e Ubaitaba. Após Ourolândia, o programa vai passar pelas cidades de Santo Amaro, Andaraí, Valença, Cordeiros, Santana, Mutuípe, Poções, Wanderley, Caturama e, por ultimo, Casa Nova. O objetivo do TOPA, mais do que formar simples rabiscadores do próprio nome, é formar pessoas, socialmente, conscientes. Quando a união faz a força, não é ilusão sonhar com uma sociedade mais justa, honesta e com menos analfabetismo.







Coordenação do TOPA
DIREC 21 – Irecê