terça-feira, 17 de maio de 2011

Aconteceu o 2º Encontro de Coordenadores do Território de Irecê.

Nesta segunda feira 09 de maio de 2011, foi realizado no Colégio Polivalente de Irecê o 2º Encontro de Coordenadores da 4º Etapa do Programa TOPA – Todas Pela Alfabetização, contando com a presença dos Coordenadores das Entidades que fazem parte do TOPA no Território de Identidade de Irecê.

A Supervisora Regional do TOPA, Claudiceia Souza Maciel iniciou abordando sobre o objetivo do encontro, socializou sobre os registros das visitas às turmas e sobre o encontro da “Escuta Aberta”, realizado recentemente em Salvador. A Supervisora abordou também a questão do material didático e pedagógico para a 4º etapa, especialmente a remessa dos novos livros, tratou da freqüência e planejamento, merenda, documentos indispensáveis para 4º Etapa e questões sobre cancelamento de turmas e substituições de alfabetizadores.

 Durante a reunião todos os Coordenadores tiveram a oportunidade de ver os documentos, tirar dúvidas quanto aos procedimentos e substituições, bem como a questão do repasse da merenda aos colégios informados nesta oportunidade.


A Coordenadora de Área do NEEJA (Nucleo de Educação de Jovens e Adultos) Milene Senna, reforçou explanando sobre a utilização do material pedagógico, planejamento, merenda, entre outros temas de suma importancia.


Antes de encerrar o Encontro a supervisora Claudiceia exibiu este importantíssimo veículo de informações para o TOPA que é o Blog, convidando a todos que acompanhem diariamente as informações e novidades em nossa pagina virtual, onde também podemos encontrar todos os documentos necessários para 4º Etapa disponíveis para impressão, calendários, novidades, fotos de visitas, vídeos, contato, enfim todo suporte para Coordenadores e Alfabetizadores e uma grande fonte de informações sobre o Programa TOPA.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Escuta Aberta em Salvador

Lideranças Parceiras da IV etapa do TOPA da nossa Regional – DIREC 21, marcaram forte presença no III Encontro Estadual dos Representantes dos Movimentos Sociais e Sindicais, a “Escuta Aberta do TOPA”.

O evento contou com a presença de 404 lideranças de entidades parceiras do TOPA no Estado da Bahia. Das 18 (dezoito) entidades convidadas para formar a nossa comitiva, se fizeram presentes 16 (dezesseis) representantes: Sr. Ilmário Miranda Caetano, Sra. Ester Gomes Leite Oliveira, Sr. Adão Moreira Paiva, Sr. Beto, Sra. Zulmerinda, Sra. Eliene Bispo, Sr. Flávio Éris, Sr. Reitamar, Sra. Maria da Glória Oliveira Silva, Sr. Marcos Francisco de Souza, Sr. Wilton Batista de Oliveira, Sra. Verônica Souza Pereira, Sr. Antônio Rodrigues dos Santos, Sra. Edna Lúcia Silva e Sra. Zélia Alves Jacobina, representando, respectivamente as seguintes entidades: Monte Sião de Central, SINDSERV de Gentio do Ouro, os STR´S de Ibipeba, Ibititá, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, M. do Morro, S. Gabriel, Uibaí, Xique-xique, Lot. Vila Esperança de Irecê e AMUXX de Xique-xique.

O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de maio do corrente ano, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no Bairro da Caixa D´Água em Salvador. O Encontro foi organizado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e teve como objetivo principal tratar sobre os avanços e desafios do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização.

A Sra. Edna Lúcia Silva, presidente da Associação do Loteamento Vila Esperança de Irecê, falou na plenária, fazendo alguns questionamentos, sobre a merenda desta etapa, o material pedagógico que é de direito dos alunos, os alunos que não entraram no sistema, etc. A mesma externou o sentimento de repulsa pela burocracia de não permitir o repasse de recurso para entidade, sendo necessário muitas vezes, o representante gastar dinheiro do próprio bolso, como afirmaram alguns colegas em plenária.. Enquanto que, a prefeitura que tem mais estrutura, pode receber este repasse.

Também aproveitou o momento para questionar o porquê do Saúde em Movimento não ter acontecido na região de Irecê, o Sr. Adão Moreira Paiva, presidente do STR de Gentio do Ouro – o mesmo externou a sua tristeza de não ter participado do Saúde em Movimento e aproveitou o momento para fazer alguns questionamentos sobre os critérios da escolha da cidade em que aconteceu a Estratégia.

Vejam abaixo uma prévia do que foi a Escuta Aberta em Salvador.