terça-feira, 29 de junho de 2010

30 mil livros são distribuídos para alfabetizandos do Topa

Começou neste sábado (26) a entrega de 30 mil livros para alfabetizados doprograma Todos pela Alfabetização (Topa). A ação integra o projeto Leiturapara Todos, que tem a proposta de incentivar o hábito da leitura nosjovens, adultos e idosos egressos do Topa. Cada alfabetizado receberá, emsua casa, um livro da coleção do Ministério da Educação, juntamente com umacarta-resposta, com postagem paga, onde deverão ser escritas suasimpressões sobre o conteúdo lido e enviada para a Secretaria da Educação. Àmedida que a Secretaria receber a correspondência, enviará um novo exemplare, assim, sucessivamente.

sexta-feira, 18 de junho de 2010




A Supervisora Regional do TOPA - DIREC21, Claudiceia Souza Maciel esteve nesta quarta-feira 16 de junho, realizando visitas de rotina em algumas turmas do TOPA na cidade de Irecê para ver de perto como o Programa esta funcionando em nosso município, a forma que os nossos alfabetizadores estão atuando, como tambem para ouvir a opinião, pedidos e sugestões dos alfabetizandos, sujeito principal do Programa TOPA.

Em todas as unidades por onde passamos, foi possivel perceber a dedicação, responsabilidade e o amor que os alfabetizadores estão encarando este trabalho social, exatamente como nos ensina o grande mestre Paulo Freire: "a educação deve ser um ato coletivo, solidário, um ato de amor".

Sem dúvidas, o que mais nos alegra e motiva é ver a importacia do TOPA na vida dos alfabetizandos que não escondem a satisfação para com este Programa que está proporcionando sua alfabetização, dotando-lhe com uma consciência política e, assim, abrindo portas para um verdadeiro exercício à cidadania.

Parabenizamos aos alunos e professores pela força de vontade, dedicação e determinação para enfrentar as dificuldades e os obstacúlos existentes e fazer do TOPA um instrumento de transformação na vida de cada um, na realidade do nosso estado e do Brasil.

"ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo."
Paulo Freire.